FORTALEZA- O deputado Pinheiro Landim (sem partido-CE) acaba de renunciar ao mandato parlamentar. Essa é a segunda vez que Landim renuncia para escapar da cassação.
Investigado pela legislatura encerrada em janeiro, o deputado renunciou ao mandato para evitar a cassação.
Devido ao fato de ter sido reeleito em outubro de 2002, tomou posse novamente em fevereiro deste ano.
Ele é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas devido a gravações feitas pela Polícia Federal com autorização judicial.
De acordo com a polícia, ele seria intermediário de um esquema que visaria beneficiar traficantes em processos judiciais por meio da compra de habeas corpus (decisão judicial que garante a liberdade de suspeitos). Ele nega as acusações.
A renúncia de Landim foi informada pelo deputado Gustavo Fruet (PMDB-PR), integrante da Comissão de Sindicância que investigou as denúncias.
A comissão se encontra reunida neste momento com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).
Segundo Fruet, o pedido de renúncia foi encaminhado hoje à tarde para João Paulo Cunha.
No seu primeiro dia de trabalho como presidente da Câmara, Cunha sinalizou que voltaria a investigar Landim como forma de mostrar que sua gestão não seria condescendente em casos de deputados suspeitos de crimes comuns.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.