O Senado vivenciou nesta quarta-feira, (5), um momento histórico: pela primeira vez um negro assumiu a presidência da Casa.
O 1º vice-presidente do Senado e presidente interino da Casa é o senador do PT do Rio Grande do Sul, Paulo Paim.
Paim substitui o senador José Sarney (PMDB-AP), que viajou na noite desta terça para a Espanha e só retorna no dia 10.
Um dos compromissos do vice-presidente Paim no seu primeiro dia como presidente foi empossar o suplente do senador Cristovam Buarque (PT-DF), o trabalhador da construção civil Eurípedes Camargo (PT-DF), que também é negro.
"Falei com o presidente José Sarney sobre o ato de empossar o senador Eurípedes Camargo. Ele disse ter ficado feliz em saber que estava proporcionando, com sua viagem, que um negro desse posse a outro no Senado.
Sarney tem atuação destacada na luta contra a discriminação no Brasil, tanto que é autor de um projeto que estabelece cotas para negros nas universidades", disse hoje Paim.
Segundo o presidente interino do Senado, um negro na presidência rompe com as barreiras de discriminação, contribui para aumentar a estima da comunidade negra e demonstra que as pessoas desta raça podem ocupar qualquer espaço importante da sociedade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.