Furlan quer Gil para promover produtos do Brasil

O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h24

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, assumiu prometendo aumentar o superávit da balança comercial, agregar valor às exportações e promover a imagem de produtos brasileiros no exterior. Furlan disse que já fez um pedido ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, para que use sua imagem como artista para ajudar na divulgação da qualidade dos produtos nacionais em outros países:

— Pediremos também a colaboração de outros brasileiros cujo trabalho causa admiração no resto do mundo.

O ministro destacou que irá utilizar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para criar políticas de apoio às empresas exportadoras, que ajudam a gerar divisas para o país, reduzir o risco-Brasil e aumentar a oferta de empregos. Furlan, que anunciará sua equipe de trabalho na próxima semana, disse que também terá como meta combater a pirataria:

— Para isso, o melhor remédio será a total transparência no processo de importação e a severa fiscalização na comercialização — afirmou.

A nomeação do novo ministro, que é ex-presidente do conselho de administração da Sadia, agradou ao ex-presidente da Vale do Rio Doce e presidente do Conselho da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch:

— O ministro tem toda a experiência e o conhecimento que os empresários brasileiros precisam para aumentar sua produção e exportar mais.

O ex-ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, que vai assumir a embaixada brasileira em Paris, também fez elogios à escolha de Furlan:

— Tenho a convicção de que o comércio exterior estará em mãos experientes e seguras.

O novo ministro disse ainda que irá intensificar o trabalho conjunto com os ministérios da Fazenda, da Agricultura e com o Itamaraty nas negociações com a Organização Mundial de Comércio (OMC), para a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), além da União Européia (UE) e do Mercosul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.