Saiba como será a posse de Lula em 1º de janeiro

O evento vai privilegiar a participação popular, diz Silvio Pereira, um dos coordenadores da festa.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h24

A festa da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, será no dia 10 de janeiro, em Brasília.

O evento "vai privilegiar a participação popular", segundo o secretário nacional de Organização do PT, Silvio Pereira, um dos coordenadores da comemoração.

Pereira coordena o evento com o deputado federal reeleito Paulo Delgado (PT-MG), responsável pelas delegações estrangeiras, e com o publicitário Duda Mendonça. "Queremos levar o máximo de pessoas para a comemoração”, disse Pereira.

A posse será marcada por O PT está preparando uma grande festa popular na Esplanada dos Ministérios, com show da dupla Zezé di Camargo e Luciano e com apresentações de artistas, como o Balé Folclórico da Floresta Amazônica (PA), Paulo Ortaça e Boleadeiros (RS), o grupo de maracatu Aruanda (MG) e Orquestra de Frevo de Recife e bonecos de Olinda (PE).

Também devem se apresentar, em um desfile pelas avenidas da Esplanada dos Ministérios, o bloco Filhos de Gandhi (BA), o grupo Bate-Lata (SP) e a escola de samba Mangueira (RJ). As apresentações serão divididas em dois palcos.

O presidente eleito desfilará em carro aberto pela praça dos Três Poderes e pela Esplanda dos Ministérios, após o discurso no parlatório do Palácio do Planalto.

As posses anteriores foram encerradas após o discurso. Serão distribuídos 200 mil lenços das cores da bandeira brasileira.

Lula toma posse no Congresso por volta das 15h. Às 16h15, no Palácio do Planalto, receberá a faixa presidencial de Fernando Henrique Cardoso.

O público poderá acompanhar essas solenidades por sete telões instalados na Esplanada dos Ministérios e na praça dos Três Poderes.

A comemoração deve terminar após as 20h30, quando Lula receberá os cumprimentos das missões estrangeiras no Palácio da Alvorada.

Segundo o PT, não serão pagos cachês para os artistas, e os grupos regionais terão apoio de prefeituras e governos estaduais. Os custos da festa estão estimados em cerca de R$ 1,5 milhão.

A segurança pessoal de Lula ficará a cargo do Gabinete Institucional da Presidência da República. Estarão trabalhando cerca de 8.200 homens da polícia para garantir a segurança do público.

Na Esplanada dos Ministérios serão colocados banheiros químicos e barracas para venda de bebidas e alimentos.

O diretório do PT em Brasília criou um serviço telefônico de informações para orientar as caravanas: 0800-644-7013.

Programação

12h Show com Zezé di Camargo e Luciano e amigos

14h30 Saída de Lula da Catedral de Brasília, em carro aberto, até o Congresso Nacional

15h Posse no Congresso Nacional, pronunciamento de Lula

16h Saída para o Palácio do Planalto

16h15 Transmissão da faixa presidencial

16h45 Cumprimento ao atual e ao novo ministério

17h Despedida de Lula e FHC, posse dos novos ministros

18h Pronunciamento de Lula no parlatório do Palácio do Planalto

19h Desfile de Lula em carro aberto pela praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios

19h30 Encerramento

20h30 Cumprimentos de delegações estrangeiras no Palácio da Alvorada

1 - Lula chega à Catedral de Brasília e troca o carro fechado pelo Rolls-Royce

2, 3 e 4 - Lula e Alencar seguem em carro aberto até o Congresso Nacional, onde participam da cerimônia de posse

5 e 6 - Presidente e vice chegam ao Palácio do Planalto para a cerimônia de transmissão da faixa presidencial e para a nomeação dos ministros

7 - Lula discursa no parlatório do Planalto

8 e 9 - Lula e Alencar desfilam em carro aberto

10 - Chegada à Esplanada dos Ministérios, onde termina a cerimônia de posse

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.