Senador do MA pede fim de assistencialismo aos índios

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) fez um apelo aos parlamentares para que seja abandonado o sistema de assistencialismo aos indígenas e para que se assumam políticas de auxílio e acompanhamento que assegurem aos índios desdobramentos positivos para seu desenvolvimento e auto-sustentação.

Falar de índio no Brasil “sempre foi um tabu”, segundo o senador. Ele lembrou que, em 1537, o Papa Paulo III precisou intervir em defesa dos indígenas contra as barbaridades praticadas pelos invasores europeus e que agora é dever do Estado protegê-los e dar-lhes condições de se tornarem independentes sócio-economicamente.

O senador lembrou a dificuldade de se chegar a grupamentos longínquos no interior do País. Para ele, o caso dos índios é ainda mais grave, pois vivem em comunidades separadas e não têm instrumentos para a produção, dificultando ainda mais seu desenvolvimento sustentável.

A fome entre a população indígena, para João Alberto, é outro problema que deve ser combatido. Ele citou o Mapa da Fome entre Povos Indígenas no Brasil, elaborado em 1994 pela Ação de Cidadania contra a Fome e Miséria, juntamente com outras ONGs, segundo o qual, em 51,5% das 557 terras indígenas do País, 34,7% dos índios pertencentes a estas áreas passam fome.

Ele disse ainda que notícias publicadas no mês de novembro constatam que os programas contra a fome não chegam à população indígena.

“Eles precisam ter a fome saciada, mas com a ruptura do assistencialismo. É preciso recuperar a decisão política de projetar esse povo para o futuro”, afirmou o senador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.