Justiça criará cursos à distância para treinar policiais

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, vai criar em parceria com Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (ODC), uma metodologia de treinamento, por meio de cursos à distância, para cerca de 300 mil policiais brasileiros.

A prioridade é para aqueles que estão na linha de frente das ações contra o narcotráfico. Este é um dos objetivos da visita do especialista inglês e consultor do ODC, John Irvin, ao Brasil, de amahã até o dia 9.

O especialista vai apontar o desenvolvimento de atividades de ensino à distância e a possibilidade de aplicar esse método no país, com o objetivo de aperfeiçoar a atuação das forças policiais do Brasil no combate ao tráfico de drogas. Isso será feito após análise da realidade brasileira, com base no Projeto de Treinamento para Profissionais da Área de Segurança do Cidadão.

A visita de Irvin ao país é uma iniciativa do ODC e da Senasp em aperfeiçoar os mecanismos usados no combate ao tráfico de drogas no Brasil. Nesta terça-feira, o consultor visitará a Academia Nacional Federal e as Academias de Polícia Militar do Distrito Federal.

Nos dias 4 e 5 ele estará no Ministério da Justça onde apresentará palestra sobre os cursos de treinamento à distância que realizou em seis países do leste asiático: China, Laos, Vietnam, Myanmar, Camboja e a própria Tailândia. Ele também se reunirá com autoridades brasileiras da área de segurança pública.

Feitos por meio de uma rede interligada de computadores, os cursos à distância possibilitam um treinamento descentralizado que ocorre simultaneamente em diferentes estados, permitindo economia de forças policiais e redução de custos. Representam também uma resposta efetiva ao crescimento da produção e ao tráfico de drogas em vários países.

Além disso, o aprimoramento nos conhecimentos sobre o combate ao narcotráfico permite o acesso dos policiais a modernas tecnologias e a busca de melhores resultados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.