SALVADOR - O senador eleito César Borges (PFL) propôs à bancada parlamentar da Bahia uma ação integrada para federalizar as universidades estaduais baianas, permitindo liberar o governo do estado para oferecer ensino superior em regiões ainda não atendidas. De acordo com César Borges, esta seria também a maneira mais fácil para corrigir a baixa participação federal no ensino universitário da Bahia, coberto majoritariamente pela rede estadual, segundo o CORREIO DA BAHIA. A proposta do senador eleito foi discutida esta semana com o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida.
"Enquanto temos 8,9% da população do país, somente 4% de todos os estudantes federais estão aqui na Bahia", disse o senador ex-governador. Isto significa, continuou César, que o estado vem sendo preterido ao longo dos anos pela política de expansão do ensino superior do governo federal. Para não prejudicar a população, o governo baiano já responde por 45% das matrículas universitárias na Bahia, enquanto a média nacional, para os estados, é de 16,5%.
O encontro com o reitor mobilizou deputados federais de todos os partidos e mais o senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (PFL), além do presidente da comissão de orçamento do Congresso, José Carlos Aleluia (PFL). Os parlamentares foram convidados pelo reitor para conhecer os projetos da nova gestão, iniciada há três meses, e manter a mobilização suprapartidária que, desde 2000, foi responsável pela agregação de mais de R$30 milhões em recursos para investimento e custeio da Ufba, através de emendas da bancada baiana ao orçamento da União.
O governo baiano mantém, atualmente, quatro universidades, distribuídas em várias regiões do estado. Além das regionais Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o governo também possui a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com campi em várias regiões do estado. Entre as áreas que poderiam se beneficiar com a federalização dessas universidades estão o oeste baiano e o Vale do São Francisco.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.