Projeto Livro na Praça aborda o tema das eleições

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

A criançada das comunidades de Itapera e Coqueiro, no interior da ilha, vão receber a caravana do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira (Itapera) e sábado (Coqueiro). Coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite, o projeto que conta com parceria do consórcio Alumar, desenvolve atividades educativas e culturais tendo a leitura e a literatura como centro gestor em temas da atualidade.

Com o tema Leitura das Eleições, as atividades acontecerão no horário das 9h às 12h., nas escolas das comunidades atingidas. Com uma vasta programação cultural, os técnicos, atores e arte-educadores do Livro na Praça trabalharão a conscientização das crianças de 4 aos 14 anos. "Nossa intenção é a formação da cidadania desde os primeiros anos da criança, mostrando a elas o que é e para que serve uma eleição, o porque do voto, como funciona uma assembléia e para que serve, enfim, mostrar o sentido da cidadania", justifica Rosa Maria Lima, coordenadora do projeto.

O roteiro de atividades abrange desde animação com temática de leitura, coordenada pela atriz Silvana Cartágenes, além da participação do carro biblioteca, hora do conto, oficina criativa, concurso de história, bingo literário, vídeokê, jogos e brincadeiras educativas e a participação especial dos palhaços da Cia Circense de Teatro de Bonecos. O projeto visa levar às comunidades carentes da ilha de São Luís o conhecimento, a conscientização e a cidadania através da leitura com temas vividos no momento, bem como incentivar o gosto e o interesse pela leitura junto às crianças de cada comunidade.

Há 10 anos instalado no Maranhão, o Livro na Praça vem desenvolvvendo atividades nas comunidades de Vila Itamar, Anjo da Guarda, Radional, Itapera, Coqueiro, Pedrinhas e Vila Embratel. Atuando nas áreas carentes, o projeto visa de promover e incentivar a leitura através das várias formas de expressão da linguagem, coordenado pela Fundação cultural do Maranhão, através da Biblioteca Pública Benedito Leite.

O projeto é desenvolvido em São Luís com apoio de uma equipe de 7 profissionais contando com arte educadores, bibliotecários, atores, especialistas em leitura e animadores culturais. O projeto acontece em parceria com as escolas comunitárias e tem a participação ativa dos líderes comunitários de cada bairro, onde é realizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.