BENEDITO LEITE - A falta de aplicação de R$ 913.785 mil que deveriam ser utilizados para a construção de uma escola em Benedito Leite, em 2009, motivou a Justiça a bloquear os bens do ex-prefeito Raimundo Coelho Junior, na última quinta-feira (8) a fim de garantir o ressarcimento integral aos cofres públicos até o julgamento final. A Ação Cautelar de Indisponibilidade de Bens foi ajuizada pelo promotor de justiça Francisco de Assis Silva Junior.
O Ministério Público apurou que o Município de Benedito Leite firmou o Convênio nº 216/2009 com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e recebeu os recursos para construção de uma escola de educação básica no povoado Cocos, na zona rural da cidade. O colégio deveria ter quatro salas de aula e uma quadra esportiva.
Ao realizar inspeção no local, o MPMA constatou o abandono da obra e a ausência de aplicação das verbas públicas. Apenas 20% da obra foi executada e, devido ao abandono, o teto desabou. Também foi verificado que o município não prestou contas sobre a aplicação dos recursos e está inadimplente com a Seduc. Por conta disso, novos convênios não podem ser firmados, prejudicando a população.
“A deliberada omissão no cumprimento do convênio evidencia ato de improbidade administrativa. O acusado simplesmente deixou de prestar contas dos recursos sem qualquer explicação e, o dinheiro, desapareceu das contas do município, configurando-se enriquecimento ilícito”, destaca o promotor de justiça.
A decisão sobre o bloqueio foi proferida pelo juiz Jorge Antonio Sales Leite, da Comarca de São Domingos do Azeitão, da qual Benedito Leite é termo judiciário.
*Com informações do Ministério Público do Maranhão.
Saiba Mais
- Prefeito de Santa Inês é afastado do cargo em operação contra desvios de verbas municipais
- "Cobiça Fatal" foi ponto de partida, afirma titular da CGU sobre desvio de recursos
- Gaeco e Polícia Civil cumprem mandados de busca e apreensão por fraudes e desvio de verbas
- Fantástico denuncia desvio de recursos na educação no Maranhão
- PF desarticula esquema de desvio de verbas em Jenipapo dos Vieiras
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.