SÃO LUÍS - O município de Barreirinha, nos Lençóis Maranhenses, possui como principal atrativo turístico o impressionante Parque Nacional, considerado um dos lugares mais belos de todo do Brasil e muito visitado por turistas de todas as regiões do país. A culinária do local destaca-se, sobretudo, pela variedade de oferta de peixes e pescado, com pratos bem servidos regados a boa apresentação e inigualável sabor.
A fim de transformar as tradições culinárias em elementos de competitividade para a cidade, foi lançado, no dia 25 de outubro, o projeto Caminhos do Sabor. Ele visa, além de atrair um maior fluxo de visitantes para o Estado, a capacitação profissional e a melhoria da gestão financeira de cada bar e restaurante envolvido. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Realizado em cinco etapas, o Caminhos do Sabor dura entre cinco e oito meses. Na primeira, Envolvimento de Lideranças Locais, é formado um grupo de lideranças por representantes de empresários, do poder público, de agências de desenvolvimento e da sociedade civil. Os participantes precisam desempenhar a função de coordenação estratégica do projeto, definir a localidade geográfica atendida pelas ações, identificar e mobilizar as empresas nos procedimentos de pesquisa e desenvolvimento empresarial e na elaboração de um Plano de Ação.
Na segunda, Pesquisa de Oferta e Demanda, é realizada uma análise de produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação fora do lar, sob a ótica da “comida do lugar”, com base no desejo dos turistas e consumidores locais.
Na terceira, Plano de Ação do Destino, ocorre a apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo de governança e a construção de um Plano de Ação para o destino, a partir da análise das informações.
Na quarta etapa, Lançamento Oficial, são convidadas autoridades, trade turístico, imprensa e empresários do setor. Também são apresentados aos empresários o escopo do projeto e a adesão das empresas – aproximadamente 40 por localidade.
A última, Desenvolvimento Empresarial, envolve cursos, treinamentos em qualidade no atendimento, gestão financeira e manipulação de alimentos e segurança alimentar, além da tradução de cardápios para o inglês e espanhol e a consultoria individualizada para melhoria geral dos estabelecimentos.
Na pesquisa feita para o programa Caminhos do Sabor, foi identificado que os turistas são representados por: 50% homens e 50% mulheres, sendo 40% jovens entre 26 e 35 anos e 47% solteiros. Além disso, 30% possuem renda que varia entre cinco e dez salários mínimos. Os turistas viajam normalmente com outras três pessoas, preferencialmente parentes, colegas e amigos, utilizando o automóvel como principal meio de transporte.
De acordo com o relatório, os estabelecimentos são bem avaliados pelos turistas e consumidores locais e a oferta de pescados frescos e com qualidade é um diferencial do município. O desempenho dos bares e restaurantes, bem como a eficiência do serviço prestado, tiveram avaliação positiva por todos os públicos de interesse.
Entretanto, a partir dessa mesma pesquisa, concluiu-se que a comida de Barreirinhas não é claramente reconhecida como um elemento de atratividade turística para o destino, exercendo uma pequena influência para o processo de decisão do visitante. Nas receitas dos estabelecimentos de alimentação fora do lar não são utilizados ingredientes regionais, como caju, buriti, murici e mandioca. Outra dificuldade é encontrar, na cidade, bares e restaurantes que ofereçam diversidade de pratos e a disponibilidade de cardápios traduzidos. Acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e espaços destinados às crianças são outros pontos que merecem atenção.
A prioridade do projeto, nesse município, é a construção de uma proposta para o turismo gastronômico e a gestão da comunicação para a circulação das informações sobre as peculiaridades culinárias, as receitas e os insumos locais, de forma a promover novas externalidades ao destino.
Sobre o Caminhos do Sabor
Os principais destinos turísticos do mundo, como França, Espanha, México, Japão e Itália, trabalham a gastronomia como diferencial competitivo. No Brasil, muitas cidades também se destacam pela culinária, como é o caso das históricas e das litorâneas.
O setor de alimentação fora do lar conta com aproximadamente um milhão de estabelecimentos, gera mais de 6 milhões de empregos e representa 2,4% do PIB brasileiro. Após a análise de alguns números relacionados à alimentação fora do lar, surgiu, em 2008, o projeto Caminhos do Sabor, com o objetivo é reforçar a identidade gastronômica de cada cidade para agregar valor à imagem da região e aumentar a competitividade, aprimorando também a prestação de serviços a ser oferecida aos turistas. Até o final do projeto serão contempladas cerca de 2.900 empresas em 75 destinos turísticos brasileiros, sendo que 44 deles já concluíram todas as fases e 31 estão em andamento. A previsão de conclusão das cinco etapas em todos os destinos é para abril de 2011.
As informações são da Assessoria da Abrasel.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.