Barreirinhas

Obras de saneamento beneficiam cidade de Barreirinhas

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS - Os moradores de Barreirinhas, município reconhecido mundialmente pela beleza dos Lençóis Maranhenses, agora possuem motivos a mais para comemorar. É que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está executando obras para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade para oferecer maior comodidade à população que atualmente faz uso de fossas sépticas.

As obras consistem na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no povoado São Domingos; na construção de duas Estações Elevatórias, sendo uma no bairro Riacho e outra no Aeroporto. Outra obra em andamento, é a desobstrução da Rede Coletora de Esgotos da Bacia 2A, que teve a construção iniciada no governo anterior e abandonada em seguida.

A Bacia 2A compreende a área coletora dos bairros Riacho, Aeroporto e adjacências. Depois de desobstruída, passará pelos testes operacionais, para entrar em funcionamento. Na operação dessa Bacia serão efetuadas 700 ligações domiciliares, beneficiando cerca de 4 mil pessoas.

Para o diretor de Projetos e Obras, José Ribamar Rodrigues Fernandes, a iniciativa representa mais saúde e melhor qualidade de vida para os moradores daquele município, já que no sistema de fossas sépticas, os afluentes liberados são infiltrados diretamente no solo, podendo contaminar o lençol freático e comprometer a saúde dos moradores.

Outras Obras

Barreirinhas vai ser beneficiada também, com a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no bairro Cidade Nova, localizado na entrada do município e com a recuperação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que está desativada há vários anos para aumentar a vazão do líquido para o centro da cidade.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.