Festival

'Vou trabalhar os ritmos maranhenses em CD'

O gaitista carioca toca na noite de encerramento do festival de Jazz e Blues, em Barreirinhas.

Pedro Sobrinho / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO LUÍS - O carioca Jefferson Gonçalves começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas: o blues. Logo, trocou a profissão de bancário pela de músico, fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc. Gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no País – inclusive representando o Brasil em encontros internacionais, como o da Sociedade para a Preservação e Avanço da Harmônica (SPAH, em 1998, em Detroit (EUA).

No entanto, o blues não foi fator limitante para Jefferson. O gaitista identificou traços muito semelhantes entre a música negra norte-americana e a do Nordeste brasileiro, baseada nos ritmos de forró, como o baião, o xaxado e o xote. E essa percepção alargou-lhe os horizontes. Dedicou-se, então, a estudar os representantes mais significativos da arte nordestina. Descobriu o maracatu e o samba rural e, como conseqüência natural, incorporou esses elementos ao seu primeiro CD solo, "Gréia" (2004).

A mistura foi bem recebida por críticos e público. "Gréia" põe no mesmo balaio a criatividade de Bob Dylan e de Luiz Gonzaga, o balanço de Jackson do Pandeiro e de Ray Charles. Tudo é música,

È com a experiência adquirida em centenas de shows, gravações e workshops, que Jefferson Gonçalves foi convidado para participar da primeira edição do Lençóis Jazz Blues Festival, que ocorrerá neste sábado (10) e domingo (11), em Barreirinhas. O músico se apresenta na segunda noite encerrando o evento. Em bate papo com o imirante, o gaitista carioca elogiou o maranhense Júnior Gaiato e adiantou que vai trabalhar com os músicos e os ritmos maranhenses para inclusão no próximo álbum do bluesman.

Mais detalhes da entrevista no Blog do Jornalista Pedro Sobrinho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.