Barreirinhas

Confusão impede diplomação de prefeito de Barreirinhas

David Peres - TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO LUÍS - Foram momentos de aflição contra o juiz eleitoral da cidade de Barreirinhas, Luiz Carlos Nunes Freire. "Se o povo que estava lá resolvesse derrubar aquela grade, eu sairia de lá morto”. A confusão foi durante a cerimônia de diplomação do novo prefeito de Barreirinhas, a 230 km da capital.

A justiça eleitoral anulou os votos do prefeito reeleito Miltinho Dias, do PT, acusado de abuso de poder econômico. Pela lei, o segundo colocado, Albérico Filho, do PMDB, era quem deveria ser diplomado, mas não foi isso o que aconteceu. Um grupo eleitores forçou o juiz a diplomar o prefeito cassado Miltinho Dias.

Não foi a primeira ameaça de morte a juízes no Maranhão este ano. Nas eleições de outubro, no município de Benedito Leite, eleitores tentaram botar fogo num juiz. O exército precisou resgatá-lo. As urnas não escaparam da fúria dos moradores.

Em Penalva, a juíza e a promotora eleitoral só não apanharam de eleitores inconformados com o resultado das eleições, porque foram regatadas de helicóptero pela policia militar.

Para o juiz “ou nós magistrados de um modo geral nos unimos para nossas decisões serem obedecidas, ou vamos voltar à idade da pedra, da violência".

O prefeito Albérico Filho não chegou a ser diplomado, mas a diplomação dele foi registrada em ata, que, segundo o juiz Luis Carlos Nunes Freire, é a que vale. Nesse caso, ainda segundo o juiz, o diploma de Miltinho Dias, não tem validade.

Matéria atualizada às 20h16

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.