Em Barra do Corda

Identificados suspeitos de emboscada contra policiais que resultou em morte de sargento no MA

Sete policiais suspeitos de milícia foram detidos, e dois estão foragidos. O fazendeiro que os contratou deve ser ouvido nesta segunda.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 13/11/2023 às 09h46
Irmãos Caninana são suspeitos de comandar grupo que matou sargento carbonizado. (Foto: Reprodução)
Irmãos Caninana são suspeitos de comandar grupo que matou sargento carbonizado. (Foto: Reprodução)

BARRA DO CORDA - A polícia já identificou os nove suspeitos de envolvimento na emboscada contra policiais que resultou na morte do sargento Walmir da Polícia Militar, na zona rural de Barra do Corda, na última sexta-feira (10). Entre os nove suspeitos, três são irmãos e lideram o grupo: Antônio Fernandes da Silva, Adonias Fernandes da Silva e Antônio Joacir Fernandes da Silva.

Eles são, também, procurados por homicídios no município de Tuntum, no Maranhão, e são conhecidos como irmãos Caninana, em referência à espécie de serpente.

Em entrevista à TV Mirante, o delegado de Grajaú, Brito Júnior, disse que o grupo de caçadores armou o local da emboscada e aguardou o momento exato para o ataque contra os policiais suspeitos de prática de milícia. 

Carro foi incendiado, e um PM morreu carbonizado. (Foto: Divulgação/PMMA)
Carro foi incendiado, e um PM morreu carbonizado. (Foto: Divulgação/PMMA)

As investigações apontam que oito militares e um policial penal tinham sido contratados por um fazendeiro para realizarem a desocupação de uma área na localidade. O fazendeiro já foi identificado pela polícia e deve ser ouvido nesta segunda-feira (13).

Sete policiais suspeitos de milícia foram detidos, ainda na sexta-feira, e foram encaminhados para uma unidade de São Luís. Dois PMs feridos, que estavam internados na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Barra do Corda, estão, agora, foragidos.

Entenda

A polícia do 5º Batalhão de Polícia Militar de Barra do Corda recebeu informações de tiros na área de mata após a Vila Real, no município. A guarnição foi ao local e constatou a presença de policiais armados, à paisana, que tinham caído em uma emboscada. No local, havia ainda três caminhonetes.

O sargento Walmir, do 5º BPM, morreu carbonizado no veículo incendiado. Outros dois policiais que foram baleados nesta emboscada estão no hospital. 

Sargento Walmir morreu na emboscada em Barra do Corda. (Foto: Arquivo)
Sargento Walmir morreu na emboscada em Barra do Corda. (Foto: Arquivo)

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que não compactua com desvio de conduta dos agentes das forças e segurança e que vai atuar com rigor na apuração do caso. Foi enviado à região reforço policial para dar celeridade nas investigações. Leia:

"A Secretaria de Segurança Pública determinou às Policiais Civil e Militar imediata apuração do ocorrido, bem como as providências necessárias.

Nove policiais foram autuados em flagrante delito pelo crime de formação de milícias, sendo oito policiais militares e um policial penal. Desses, seis encontram-se recolhidos ao quartel de Barra do Corda e serão transferidos posteriormente para o quartel do Comando Geral em São Luís. Em razão das lesões sofridas, dois policiais militares foram levados para hospital e tão logo tenham alta médica também serão recolhidos ao quartel. O policial penal foi levado para o presídio da região. Ainda como resultado da ação, um policial foi morto.

Para agilizar as investigações, ainda na noite de sexta foram enviados reforços às polícias Civil e Militar para a região onde os fatos aconteceram. Uma equipe do Instituto de Criminalística (Icrim) também foi encaminhada ao local para a realização de perícia.

Por fim, a SSP destaca que não compactua com desvio de conduta dos agentes das forças e segurança e que vai atuar com rigor na apuração dos fatos, tanto no inquérito policial como por meio de procedimento administrativo instaurado pelo comando da Polícia Militar".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.