INFRAESTRUTURA

Carta da Agrobalsas 2022 reivindica solução para grandes problemas logísticos

Fapcen solicita recuperação de rodovia, construção de ferrovia e de hidrovia, e mais investimentos no Porto do Itaqui.

Imirante.com

Realização da Agrobalsas retratou a expressão da força, pujança e potencial do agro nacional
Realização da Agrobalsas retratou a expressão da força, pujança e potencial do agro nacional (Divulgação)

BALSAS - A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) divulgou a Carta da Agrobalsas 2022, na qual ressalta a grandiosidade do evento, realizado de 16 a 20 de maio, em Balsas, mas também conclama a solução de grandes problemas logísticos que ainda perduram e prejudicam o desenvolvimento do agronegócio maranhense e de toda a região do Cerrado. 

No documento, a Fapcen reivindica a recuperação plena e definitiva da Rodovia MA-006, seja através da federalização ou de um regime de concessão, assim como a efetiva construção do Anel da Soja. Também cita a construção efetiva da Ferrovia Balsas – Porto Franco, que permitirá acessar, pela Ferrovia Norte-Sul, os Portos de São Luís.

Outra reivindicação é a efetiva solução da Hidrovia do Parnaíba, a qual permitirá acessar, a partir de Teresina/Timon, a Ferrovia São Luís-Teresina, ou por meio de um Canal, nova via fluvial.

E por fim, solicita novos investimentos no Porto do Itaqui, que permitam acabar com as filas que oneram o produtor, por meio da construção de mais berços, aumentos da capacidade de armazenamento e construção da pêra ferroviária, ajustando sua capacidade de escoamento, assim como, incentivando a construção de novos Portos na Ilha do Maranhão. 

Carta da Agrobalsas 2022 também traz uma preocupação com a segurança da região, ao citar que na 9ª Mesa Redonda: “Conectividade Cerrado, Segurança e a Minimização de Riscos Agropecuários”, o juiz de Direito Titular da 4° Vara Criminal de Balsas, Douglas Lima da Guia, solicitou a criação da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais, em Balsas.

Também é reivindicado ao governador do Estado um braço do Centro Tático Aéreo (CTA) para ficar sediado em Balsas e com isso atender o Sul do Maranhão. 

“Ao concluir a Agrobalsas 2022, expressamos estas questões relevantes ao Agro brasileiro e de nossa região, as quais buscaremos enfrentar com a mesma determinação que permitiu fazer surgir, neste outrora árido cerrado, uma região de extraordinário vigor no presente e de renovado e amplo potencial de futuro”, conclui a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, ao assinar a Carta. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.