BALSAS - Por volta das 14h10 desse domingo (10), um caminhão que transportava madeira nativa serrada de forma irregular foi apreendido, no km 402 da BR-230, no município de Balsas.
A equipe da PRF solicitou os documentos necessários para o transporte, e o motorista apresentou uma documentação com informação que não foi a mesma verificada na revista da carga. Os documentos mostravam que se tratava do transporte de 18,80 m³ de madeira aplainada em duas faces (S2S) em diversos perfis e espécies.
No entanto, durante o exame da carga transportada, foi constatado que não era madeira aplainada. Também foi realizada a cubagem da carga, em que obteve-se 18,86 m³, não condizente com a nota apresentada.
Além disso, chamou a atenção o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para o ICMS relativo à nota fiscal no valor de R$ 1.987,40 especificado como receita de operação interna/madeira em tora, quando deveria ter sido atribuído o índice de operação interestadual/madeira serrada. A diferença entre os valores quando da aplicação da alíquota do imposto pode chegar a 60% para mais.
Diante das informações obtidas foi constatado, a princípio, o seguinte delito: transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida, segundo a PRF. O caminhão foi encaminhado a Secretaria de Meio Ambiente de Balsas e ficou à disposição do Ibama.
Saiba Mais
- Operação investiga serrarias por venda de madeira extraída de terras indígenas no Maranhão
- Operação da Polícia Federal mira servidores do Ibama suspeitos de desvio de madeira
- PRF apreende carga de madeira em situação ilegal na BR-230
- Mais de 20m³ de madeira nativa são apreendidos no sul do Maranhão
- Operação contra crimes ambientais apreende cargas de madeira em situação irregular no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.