BALSAS - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou, nesta terça-feira (26), a fiscalização do recebimento de 111 mil doses de vacina contra febre aftosa em uma casa de revenda agropecuária em Balsas. A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED em Balsas foi responsável por fazer a conferência de vacinas.
De acordo com o fiscal estadual agropecuário Karlos Yuri Fernandes, durante a ação foram checadas a quantidade de doses que chegaram, o laboratório, partidas, fabricação e validade do produto, conforme informações da Nota Fiscal do laboratório. Além disso foram averiguadas as condições de armazenamento e temperatura, que deve estar entre 2 e 8 graus Celsius.
“Todas as vacinas chegaram em condições adequadas e aptas e foram liberadas para comercialização. A fiscalização no recebimento da vacina é a forma pela qual o produtor pode ter a certeza que está adquirindo uma vacina adequada e que vai garantir a imunidade do seu rebanho”, explicou Yuri.
Na regional de Balsas existem 10 revendedoras veterinárias que estão autorizadas para a venda de vacina contra a febre aftosa. A estimativa é de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, que conta com aproximadamente 700 mil animais, compreendidos nos 13 municípios que compõem a regional de Balsas no sul do Estado.
Vacinação e comprovação
A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será realizada de 1º a 30 de junho. Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados durante essa etapa. Após a vacinação, o criador tem até o dia 31 de agosto para fazer a comprovação da vacinação de seu rebanho no escritório da AGED em que sua propriedade está cadastrada.
A AGED recomenda que o produtor não deixe para fazer a comprovação no prazo final estipulado, pois deve-se evitar a aglomeração nos escritórios da Agência. Para isso, a AGED vai oferecer o atendimento agendado nos escritórios e também a opção online, bastando acessar o site da Agência.
Saiba Mais
- Ministério da Agricultura vai intensificar ações de proteção após suspender vacinação contra febre aftosa
- Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo
- Maranhão inicia última etapa de vacinação contra febre aftosa nesta segunda-feira (1º)
- Publicada portaria que reconhece o Maranhão como área livre de febre aftosa sem vacinação
- Vacinação contra febre aftosa será suspensa no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.