Lula visita Balsas para conhecer o pólo agrícola

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h20

SÃO LUÍS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está hoje Fazenda Sol Nascente, a 10 quilômetros de Balsas, no sul do Maranhão, onde acontece a 4ª Agrobalsas. Esta é a primeira visita oficial de Lula como presidente da República.

O presidente vem a Balsas acompanhado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e do senador José Sarney. Além da comitiva vinda de Brasília, estão também em Balsas os governadores do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PFL), do Tocantins, Marcelo Miranda (PSDB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), parlamentares e produtores rurais da região.

A Agrobalsas reúne produtores, empresários e pesquisadores de todo o país e mostra o potencial agrícola do sul do Maranhão. São 76 expositores que estão preparados para receber o presidente.

Plantio Direto - Na programação de hoje, discussão gira em torno do tema central da Agrobalsas deste ano: a introdução do Plantio Direto nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A técnica visa o aumento da produtividade de forma economicamente viável.

- Trata-se de um sistema que busca aumentar a produtividade respeitando o meio ambiente. Se aumenta a produtividade, não há necessidade de se expandir área plantada - explica o gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região do Cerrado Maranhense, Francisco Coelho.

O resultado econômico-ecológico do plantio direto é uma redução em 40% do uso de sementes e no mesmo percentual em relação ao número de horas trabalhadas com trator, além da diminuição no uso de adubos.

Para discutir a técnica do plantio direto, acontece nesta tarde a palestra com o secretário executivo da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), John Landers. Ele vai falar das estratégias para rotação de culturas, da qualidade do plantio, importância do plantio direto em pequenas propriedades, entre outros assuntos ligados ao plantio direto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.