Lula participa da Agrobalsas hoje à tarde

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h20

SÃO LUÍS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje a 4ª Feira Agrícola de Balsas, que está acontecendo na Fazenda Sol Nascente, a 10 quilômetros de Balsas, no sul do Maranhão. Lula deve desembarcar na cidade por volta das 14h.

O presidente chega acompanhado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Além dos convidados do Planalto, estarão também em Balsas os governadores do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PFL), do Tocantins, Marcelo Miranda (PSDB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), parlamentares e produtores rurais da região.

A Agrobalsas reúne produtores, empresários e pesquisadores de todo o país e mostra o potencial agrícola do sul do Maranhão. São 76 expositores que estão preparados para receber o presidente.

Plantio Direto - Na programação de hoje, vai estar em discussão o tema central da Agrobalsas deste ano: a introdução do Plantio Direto nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A técnica visa o aumento da produtividade de forma economicamente viável.

- Trata-se de um sistema que busca aumentar a produtividade respeitando o meio ambiente. Se aumenta a produtividade, não há necessidade de se expandir área plantada - explica o gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região do Cerrado Maranhense, Francisco Coelho.

O resultado econômico-ecológico do plantio direto é uma redução em 40% do uso de sementes e no mesmo percentual em relação ao número de horas trabalhadas com trator, além da diminuição no uso de adubos.

Para discutir a técnica do plantio direto, acontece hoje, a partir das 16h, a palestra com o secretário executivo da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), John Landers. Ele vai tratar das estratégias para rotação de culturas, da qualidade do plantio, importância do plantio direto em pequenas propriedades, entre outros assuntos ligados à técnica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.