Feira de Balsas mostra potencial agrícola do sul Maranhão

"Agrobalsas se tornou referência nacional para realização de negócios".

Atualizada em 27/03/2022 às 15h20

SÃO LUÍS- O gerente de Articulação e de Desenvolvimento da Região do Cerrado Maranhense, Francisco Coelho, disse que a Agrobalsas se tornou uma referência nacional para a realização de negócios e transferência de tecnologias.

A visita do presidente Lula é um gesto que significa uma sinalização forte do investimento que o governo dele quer dar à agricultura, frisou Coelho.

Já a secretária-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcem) Gisela Introvini, destacou que este ano a Agrobalsas tem como desafio buscar, dentro do contexto da agricultura conservacionista, uma das práticas mais eficazes da agricultura moderna, o Plantio Direto na Palha.

Para promover o desenvolvimento de forma sustentável na fronteira agrícola do Corredor de Exportação Norte, estamos introduzindo o Plantio Direto para uso nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais, visando aumentar a produtividade de forma economicamente viável, em respeito aos ecossistemas e a garantia da capacidade produtiva dos solos, com diminuição dos custos e redução dos gastos de combustíveis fósseis, disse ela.

"Até pouco tempo, as sementes utilizadas em Balsas eram importadas de estados como Bahia, Mato Grosso e Goiás, mas a partir das técnicas introduzidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte foi possível se desenvolver cultivares no cerrado maranhense com qualidade superior e elevada produtividade", explicou o presidente da Fapcen, José Antônio Gorgen.

Agora, algumas das variedades de sementes de soja desenvolvidas em Balsas estão sendo exportadas para estes estados, que antes exportavam para o Maranhão, ressalta, entusiasmado, o gaúcho Gorgen.

A produção total de sementes de soja, milho e arroz na região de Balsas chega a 200 mil sacos. A região produtora de grãos no sul do Maranhão inclui os seguintes municípios: Balsas, Alto Parnaíba (na divisa com o Piauí) Tasso Fragoso, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, Fortaleza dos Nogueiras, Feira Nova do Maranhão e Nova Colinas.

O município de Balsas é o que apresenta maior dinamismo econômico e é referência para a produção de soja no sul do estado. O governo federal, através de instituições oficiais, vem investindo e incentivando os produtores maranhenses.

O Banco do Nordeste, por exemplo, já aplicou cerca de R$ 195 milhões na região.

José Antônio Gorgen disse que a região de Balsas apresenta um potencial econômico enorme de logística de escoamento de soja para o exterior, via Porto de Itaqui, em São Luís, e de milho, para os demais estados nordestinos, por meio de rodovias.

Segundo ele, no documento que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva amanhã, os produtores da região vão pedir a extensão da Ferrovia Norte Sul e a consolidação da Hidrovia Araguaia-Tocantins para alavancar o escoamento da produção de grãos dos estados do Norte e do Centro-Oeste.

Sobre a visita do presidente da República, Gorgen afirmou que é muito importante, porque ele vai conhecer uma região do Nordeste que vem se desenvolvendo, que tem uma agricultura de alta tecnologia e conta com um desenvolvimento de variedades de sementes na região adaptadas para o Nordeste.

"A visita do presidente pode balizar um futuro melhor para o Nordeste, pode gerar o desenvolvimento da própria região. O Lula vai coroar esse trabalho que a gente tem feito para que a região fique cada vez mais independente das regiões Sul e Sudeste.

Levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção de soja do pólo agrícola do sul do Maranhão, safra 2002/2003, deverá ter um incremento de cerca de 21,6% superando a expectativa inicial de 16,5 % em relação a safra anterior.

A Agrobalsas, que prossegue até o dia 22 de maio, conta, também, com um extensa programação de palestras, que incluem temas como "Perspectivas Mundial e Nacional da Produção Agrícola", passando por "Manejo Integrado de Insetos e Doenças", até "Oportunidades e fundamentos de plantio direto para pequenas propriedades".

A chegada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Balsas, está prevista para às 14h, desta quarta-feira, 21.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.