APROVADA

Nova ZPE em Bacabeira promete impulsionar economia e gerar empregos

O projeto prevê a construção de uma refinaria modular de combustível, capaz de produzir combustível sustentável para aviação para exportação.

Kailane Nunes / Ipolítica

Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE)
Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) (Reprodução)

BACABEIRA - O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, nessa quarta-feira (22), a criação de uma nova ZPE em Bacabeira com o objetivo de gerar milhões de empregos e criar industrias com investimento milionário. 

Com a aprovação da ZPE de Bacabeira, o Conselho terá a possibilidade de avaliar a implantação de empreendimentos industriais com investimento de R$ 15 bilhões e a geração de mais de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos na região. 

O projeto inicial já foi apresentado ao CZPE, que prevê a construção de uma refinaria modular de combustível, capaz de produzir combustível sustentável para aviação (SAF, em inglês) para exportação. A decisão será tomada em uma das próximas reuniões do Conselho.

O Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, ressaltou a importância das ZPE para fortalecer a exportação de produtos nacionais, gerando emprego e renda para o país. 

“O regime das Zonas de Processamento de Exportação é um importante instrumento para promoção da industrialização do país, com foco em produtos e serviços brasileiros com atratividade internacional”, disse.

O QUE SÃO ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

As ZPE são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, as ZPE contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.

A produção no espaço da ZPE, destinada à exportação, garante às empresas suspensão do recolhimento de IPI, Pis-Cofins, Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de insumos e matérias primas, com a conversão em isenção ou alíquota zero no caso de posterior exportação do produto final.

O CZPE é órgão deliberativo presidido pelo MDIC. Fazem parte do Conselho representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento, de Portos e Aeroportos e dos Transportes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.