Após rebelião

Decretada prisão preventiva de internos que participaram de motim em presídio de Bacabal

Um grupo de detentos iniciou um motim após tentar matar outros dois que teriam relações sexuais homoafetivas.

Imirante, com informações da PC-MA

Atualizada em 20/06/2022 às 09h56
Princípio de rebelião foi registrado em UPR de Bacabal.
Princípio de rebelião foi registrado em UPR de Bacabal. (Reprodução/Redes sociais)

BACABAL – Sete detentos que participaram de um motim, nesse domingo (19), e tentaram matar outros dois internos na Unidade Prisional de Bacabal tiveram a prisão preventiva decretada. 

De acordo com a Polícia Civil, um grupo de internos tentou assassinar outros dois que teriam relações sexuais homoafetivas dentro de uma das celas do presídio. 

Leia também:

Presos fazem princípio de rebelião em Unidade Prisional de Bacabal

Inicialmente, segundo informações policiais, os internos utilizaram barras de ferro para tentar matar as vítimas. Eles também usaram colchões e blocos de concreto nas bases das camas das celas para imprensar as vítimas e asfixiá-las contra as grades do Pavilhão B do presídio. Diante da quantidade de concreto que pressionavam os corpos das vítimas, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. 

Os bombeiros cortaram algumas barras das grades que dão acesso à saída do pavilhão para que pudessem salvar a vida dos dois internos.

Como não conseguiu concretizar o crime, o grupo iniciou uma rebelião na UPR, que foi contida pela polícia penal. Ontem, o comando da Polícia Militar do Maranhão informou que a rebelião foi causada por insatisfação dos detentos com a situação da unidade prisional e com o diretor da casa.

Todos os responsáveis pelos crimes - tentativa de duplo homicídio qualificado por motivo torpe, racismo por orientação sexual e identidade de gênero, motim de presos e associação criminosa - foram identificados e encaminhados à Delegacia Regional de Bacabal. O procedimento foi encerrado às 5h desta segunda-feira (20).

Leia a nota enviada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap):

"A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informa que, no último domingo (19), após a finalização da visita social houve um princípio de tumulto entre os internos da UPR de Bacabal, que ocasionou uma agressão entre dois deles. A situação foi, imediatamente, contida pela equipe de segurança da Unidade e demais forças operacionais.

Nesse sentido, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o SAMU, também foram acionados para dar suporte à ação.

Para cumprimento de procedimento padrão, vítimas e agressores foram encaminhados à Delegacia.

Além disso, a carceragem do estabelecimento penal passou por vistoria completa, e, em seguida, os internos foram redirecionados às suas respectivas celas."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.