BACABAL - Passar dos 100 anos é para poucos. Chegar aos 120, então, é para pouquíssimos. Para comemorar tantos anos de vida, uma festa só não basta, por isso Dona Belinha ganhou duas. Todos os anos, os parentes e amigos fazem uma vaquinha para festejar o aniversário da idosa.
Isabel Alves de Carvalho, conhecida carinhosamente como Dona Belinha, completou 120 anos no último dia 15 de agosto. A moradora mais antiga do município de Bacabal, nasceu em Coelho Neto, mas foi registrada em Caxias.
A organização das festas fica a cargo da amiga Maria dos Reis. “Ela merece! Ela foi uma mulher muito batalhadora, muito guerreira. Quando cheguei aqui ela já não enxergava mais e desde então me dedico para cuidar dela e retribuir a confiança que ela teve em mim e no meu marido”, contou.
Em 1975, Isabel Alves decidiu morar em Bacabal, cidade onde vive até hoje. Por mais de 20 anos, ela trabalhou vendendo comida no mercado central da cidade onde ganhou o apelido de "Dona Belinha".
Com a idade avançada, a idosa desenvolveu alguns problemas de saúde como perda da visão, dificuldades de audição e já não se locomove sozinha. Além disso, Dona Belinha recebe cuidados médicos pois foi diagnosticada com Alzheimer.
Sem filhos biológicos, a maranhense centenária foi responsável pela criação de cinco sobrinhos. Dois deles ainda vivem com ela e retribuem os cuidados.
Saiba Mais
- Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
- Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024
- Parte das arrecadações de loterias serão destinadas às instituições de idosos
- Centenários brasileiros: envelhecimento acelerado desafia o país
- População com mais de 65 anos sobe para 10,5% em 2022
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.