Crise

Governador confirma falta de oxigênio em hospital de Bacabal; pacientes são transferidos para outra cidade

Pacientes internados com Covid-19 foram levados para dois hospitais da rede estadual, sendo um deles em Lago da Pedra.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04

BACABAL - Pacientes com Covid-19 que estavam internados no Hospital Geral Veloso Costa, da rede municipal de Bacabal, tiveram que ser transferidos, urgentemente, para outras unidades em razão da falta de oxigênio, na noite dessa quinta-feira (11). No total, 12 pacientes foram transferidos, informou o governador Flávio Dino durante coletiva. "E, graças a Deus, não tivemos nenhum óbito", disse.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ambulâncias partindo em direção ao Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, no município de Lago da Pedra, que recebeu alguns dos pacientes, e também ao Hospital Regional Laura Vasconcelos, no próprio município de Bacabal.

“Tivemos ontem na cidade de Bacabal uma dificuldade de abastecimento do oxigênio do hospital municipal, hospital organizado pela prefeitura. Fomos demandados pela prefeitura para ajudar no enfrentamento desta crise”, confirmou Flávio Dino durante coletiva na manhã desta sexta (12).

Leia mais:

Governador determina o fechamento de bares e restaurantes por sete dias na Grande São Luís

Maranhão registra 34 mortes diárias pela Covid-19 e mais de 220 mil casos confirmados

Covid-19: Grande São Luís tem apenas cinco leitos de UTI disponíveis

“Nós transferimos pacientes, inclusive com ambulâncias da própria Prefeitura de Bacabal para a rede estadual. Temos feito isso todos os dias, assumindo, em todas as cidades do Maranhão, inclusive na capital São Luís, recebendo ambulâncias dos serviços municipais e procurando absorver na rede estadual”, completou.

Os dois hospitais que receberam os pacientes pertencem a rede estadual de saúde. Em Lago da Pedra, o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge começou a funcionar em junho de 2020 como unidade de referência para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. O Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal, é uma unidade de referência para tratamento da Covid, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Imirante.com tentou contato com as assessorias de comunicação das prefeituras de Bacabal e de Lago da Pedra, mas nenhuma delas retornou até o momento.

Medidas restritivas em Bacabal

Publicado no dia 4 deste mês, um decreto municipal ajustou em Bacabal as medidas do decreto estadual para a realidade bacabalense. Os principais pontos são:

- Estão suspensas até o dia 14 de março, festas, eventos esportivos, shows, eventos empresariais e profissionais;

- Os estabelecimentos comerciais funcionarão das 8h até 18h;

- Bares, restaurantes e lojas de conveniência, devem fechar às 21horas.

– Estão suspensas aulas presenciais em escolas e universidades nas redes pública e privada;

– Estão suspensas as atividades presenciais no serviço público municipal, exceto atividades essenciais.

Coronavírus no Maranhão

Nessa quinta-feira (11), o Maranhão registrou 838 novos casos de Covid-19 e confirmou mais 34 mortes pela doença. Desde o começo da pandemia, o Estado contabiliza 226.172 casos confirmados e 5.413 óbitos pelo novo coronavírus. Das mortes, oito aconteceram nas últimas 24 horas e as demais, ocorreram em dias ou semanas anteriores. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.