SÃO LUÍS – O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o município de Bacabal para que o princípio do concurso público seja respeitado na cidade. Pelo TAC, a Prefeitura de Bacabal deverá deixar de manter, em seu quadro funcional, servidores contratados em situação irregular. Além de ter que realizar concursos públicos, a gestão municipal, seja ela a atual ou futura, poderá organizar processos seletivos simplificados, com critérios objetivos, para contratação temporária de trabalhadores. Está proibida a contratação de cooperativas para prestação de serviços.
Em caso de descumprimento do acordo, a prefeitura poderá ser multada em R$ 10 mil por obrigação desobedecida, acrescida de R$ 2 mil por trabalhador irregular. Esses valores podem ser dobrados, a cada três meses, caso seja comprovada a permanência das irregularidades. O documento foi proposto pelo coordenador da Procuradoria do Trabalho de Bacabal, procurador Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues, com o intuito de disciplinar as contratações de servidores.
A Prefeitura de Bacabal terá que enviar, ainda neste mês, um Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores para que um dos artigos da Lei nº 1.192/2013, seja adequado e passe a respeitar as obrigações estabelecidas no TAC.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Concurso público da Prefeitura de Morros suspende inscrições
- Concurso público da Prefeitura de Buriti Bravo encerra inscrições
- Prefeitura de Poção de Pedras prorroga inscrições para concurso
- Correios encerram inscrições para concurso público
- Inscrições para concurso nacional dos Correios terminam no dia 28
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.