No Maranhão

VÍDEO: lobo marinho, visto em rio na cidade de Arari, é resgatado por instituto

O animal marinho atípico na região foi resgatado no mês passado pelo Instituto Amares.

Paulo Pontes/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
(Foto: Divulgação / Instituto Amares)
(Foto: Divulgação / Instituto Amares)

ARARI - No mês de setembro, um vídeo feito por uma moradora da cidade de Arari, município do Maranhão, registrou um animal marinho atípico nadando em um rio da cidade. No dia 22, o Imirante.com noticiou que as imagens mostravam um leão-marinho. Mas, segundo o Instituto Amares, se trata de um lobo marinho, uma espécie semelhante ao animal citado na matéria.

"Leões e lobos marinhos são animais do mesmo grupo taxonômico, os pinípedes (do latim pinnipes, que significa 'pés em forma de nadadeiras') e as diferenças entre eles são basicamente anatômicas. Além de outras características, leões marinhos são maiores que os lobos e os machos adultos possuem pelagem na região do pescoço em forma de juba, por isso o nome comum", explica a bióloga Nathali Ristau, presidente do Instituto Amares.

Ainda no mês de setembro, o instituto foi acionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMATEC/Arari) e por populares, informando da ocorrência de um animal marinho atípico no Rio Mearim, onde constataram se tratar de um lobo marinho juvenil e passaram a monitorar o animal desde então, sem interferência em suas atividades e comportamentos.

(Foto: Divulgação / Instituto Amares)
(Foto: Divulgação / Instituto Amares)

Segundo uma nota divulgada pelo instituto, o lobo marinho, "além de muito jovem, se apresentava bastante magro, indicando aporte nutricional insuficiente ou inexistente e incompatibilidade com a temperatura local, uma vez que se encontrava em região muito diferente do seu hábitat natural".

Ainda de acordo com a nota, a equipe iniciou o procedimento de resgate no dia 30 de setembro, percorrendo trechos do rio Mearim, onde o lobo marinho havia sido avistado. Não demorou para o animal ser encontrado e seguido pelos pesquisadores, afim de cansá-lo para que ele saísse da água e pudesse subir para descanso na margem e com isso contido e resgatado.

Somente no dia seguinte o animal foi encontrado na margem e seu resgate realizado com sucesso próximo à comunidade de Arraial, no município Vitória do Mearim, recebendo os cuidados das médicas veterinárias do Instituto Amares e Argonauta, Aline Lima e Fabíola Santana, durante toda a tarde a fim de estabilizá-lo para o transporte até São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.