Paixão por ensinar

Professor de matemática da rede pública do Maranhão está entre os melhores do país

Rubens Lopes Netto está entre os finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).

Imirante, com informações da Seduc-MA

Atualizada em 13/03/2024 às 18h09
Professor maranhense vem recebendo o reconhecimento dos seus esforços ao longo dos anos. (Foto: Divulgação)
Professor maranhense vem recebendo o reconhecimento dos seus esforços ao longo dos anos. (Foto: Divulgação)

ANAPURUS - Integrante pública de ensino, o professor Rubens Lopes Netto é finalista na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Ao todo, 600 professores de todo o Brasil participaram da competição. Agora, restam apenas 20 finalistas, e os 10 professores com as melhores iniciativas no ensino da matemática no país serão premiados com uma viagem de intercâmbio técnico e cultural à China.

O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de matemática. Por outro lado, faz parte da elite da matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.

A equação mal resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado, e agora é chegada a hora de conhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e bronze.

Um evento on-line – para facilitar a participação de inscritos de norte a sul do país – marcará a divulgação dos resultados, no dia 27 de março. A premiação inclui 48 professores na categoria bronze, 9 na categoria prata e 10 na categoria ouro.

Amor à matemática

No grupo dos finalistas que concorrem à categoria ouro, está o maranhense Rubens Lopes Netto, professor do Centro de Ensino Deputado Júlio Pires Monteles, localizado no município Anapurus, no interior do Maranhão. Rubens conta que, desde pequeno, a matemática sempre foi uma paixão. Ele acredita que herdou esse gosto pelos números com o pai (falecido), que também chegou a lecionar matemática em uma escola de ensino médio.

“Assim como aprendi a gostar de matemática com o meu pai, busco passar essa paixão para os meus alunos e inspirá-los a abraçar as oportunidades que o universo da matemática tem a oferecer”, garante.

Ao longo dos anos, o professor Rubens tem recebido o reconhecimento dos seus esforços na educação e auxiliado muitos alunos maranhenses a conquistarem medalhas em competições matemáticas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O caso mais recente foi de um aluno seu que conquistou a medalha de ouro na competição do ano passado.

Rubens Lopes Netto, do Maranhão, é um dos finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). (Foto: Divulgação)
Rubens Lopes Netto, do Maranhão, é um dos finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). (Foto: Divulgação)

Além da participação do Maranhão no evento, há representantes de diversos Estados do país como Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Como prêmio, os 10 professores da categoria ouro participarão em outubro de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Pisa.

“Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da matemática em todo o país, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, considera Adauto Caldara, membro do conselho Gestor da Olimpíada.

Depois da viagem de premiação, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O processo de avaliação dos professores participantes incluiu três etapas: Uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.