Acidente

VÍDEO: caminhonete cai em rio, em Alto Parnaíba, e motorista é resgatado

A caminhonete foi retirada depois por meio de uma corda puxada por moradores.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 16/03/2023 às 08h18
Veículo caiu dentro do Rio Parnaíba, no MA.
Veículo caiu dentro do Rio Parnaíba, no MA. (Foto: Reprodução)

ALTO PARNAÍBA – Uma caminhonete caiu no rio Parnaíba, no município de Alto Parnaíba, nessa quarta-feira (15). O vídeo mostra o momento em que o ocupante do veículo era resgatado das águas por populares.

O motorista teria perdido o controle da caminhonete no cais. Foram minutos de sufoco e muita aflição para todos. O motorista foi levado até a margem e socorrido.

A caminhonete foi retirada depois por meio de uma corda puxada por moradores. O rio encheu após as intensas chuvas na região. O acidente está sendo investigado.

As fortes chuvas têm castigado populações em várias áreas do Estado. Em caso de alagamentos, enxurradas e inundações, a população pode tomar algumas medidas de segurança para se proteger, como ficar atenta às informações meteorológicas e aos avisos das autoridades sobre a possibilidade de alagamentos e inundações, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Quem mora ou trabalha próximo a rios e lagos, deve ficar atento ao nível da água, pois poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.

Use rotas alternativas, é preciso se distanciar de áreas inundadas ou com enxurradas, evitando a força da água que pode arrastar pessoas e veículos. 

“Se não conseguir escapar do alagamento com o seu carro, a pessoa deve desligar o veículo, retirar o cinto de segurança, abrir os vidros das janelas e pedir ajuda ligando para o Corpo de Bombeiros. Quando estiver com crianças no carro, a recomendação é redobrada para evitar sair quando estiver chovendo forte, pois em uma situação de enxurrada, pode não dar tempo de seguir as instruções de saída do veículo”. Esta é a recomendação do major Lisboa, do Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência em saúde, ligue para os números de emergência da sua região e siga as instruções das autoridades.

Como pedir ajuda

O número do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é 193, este é número é utilizado em todo o estado para emergências que envolvam incêndios, resgates, salvamentos, entre outras situações que exijam a atuação dos bombeiros. Além disso, em caso de emergência médica, o número 192 é utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Caso sejam notados sinais de desabamento, infiltração e barulhos estranhos em residências ou espaços públicos, assim como movimentação de postes ou árvores, abandone imediatamente o local e acione a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MA), por meio dos números (98) 98421-0091 (somente via ligação) ou (98) 3212-1521.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.