Tragédia

Homem e cavalo morrem após serem atacados por abelhas em Alto Alegre do Pindaré

Ataque ocorreu em uma propriedade rural no povoado Mineirinho.

Imirante.com

Atualizada em 27/02/2024 às 06h50
Samuel Ferreira Ramos, de 49 anos, morreu após ataque de abelhas.
Samuel Ferreira Ramos, de 49 anos, morreu após ataque de abelhas. (Reprodução / TV Mirante)

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - Um homem, identificado como Samuel Ferreira Ramos, de 49 anos, e seu cavalo foram mortos após serem atacados por um enxame de abelhas silvestres neste domingo (25), em Alto Alegre do Pindaré, município a 307 km de São Luís.

Samuel Ramos era dono de uma propriedade rural no povoado Mineiro, a 15 km da sede de Alto Alegre do Pindaré. De acordo com informações preliminares, Samuel estava recolhendo o gado para o curral junto do filho e de um amigo, quando se surpreenderam com o ataque das abelhas.

Samuel Ramos tentou se livrar dos insetos ao tentar correr para dentro de um açude, mas não conseguiu escapar. De acordo com testemunhas, ele ainda foi socorrido com vida e levado a um hospital em Alto Alegre do Pindaré, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade médica. O cavalo morreu na propriedade rural, enquanto o filho de Samuel e o amigo conseguiram fugir.

Os funcionários de Samuel afirmam que não sabiam da existência do enxame de abelhas no local, já que ninguém da região trabalha com apicultura. As abelhas em questão, porém, eram silvestres e não precisam de um trabalho específico para se instalarem nos locais.

Como evitar um ataque de abelhas

Ao se deparar com uma colmeia, o cidadão deve entrar em contato com o órgão da prefeitura de sua cidade responsável pelo controle de zoonoses. Se as abelhas estiverem atacando pessoas, é preciso ligar imediatamente para os bombeiros e para o serviço médico local.

Eliminar as colmeias por conta própria é considerado crime ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.