Temporais

Cidade do Maranhão fica debaixo d'água e isolada após fortes chuvas

Mais de 60 municípios maranhenses já decretaram situação de emergência.

Imirante.com

A população de Alto Alegre do Pindaré está usando canoas por causa das enchentes.
A população de Alto Alegre do Pindaré está usando canoas por causa das enchentes. (Reprodução / TV Mirante)

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - A cidade de Alto Alegre do Pindaré, que fica a 219 km de São Luís, está debaixo d'água e isolada por causa dos temporais que ocorrem no Maranhão desde março. Cerca de 450 famílias estão desabrigadas ou desalojadas no município.

Após a forte chuva que caiu nesta sexta-feira (7), o Rio Pindaré, que corta Alto Alegre do Pindaré, subiu sete metros acima do nível normal. A enchente fez com que a MA-119, rodovia que dá acesso ao município, ficasse completamente alagada, impedindo o tráfego de veículos.

Os moradores de Alto Alegre do Pindaré estão usando canoas para se movimentar pelas ruas da cidade. Os quatro postos de combustível do município já estão desabastecidos, assim como alguns estabelecimentos comerciais.

Situação de emergência

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 64 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas e enchentes. Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas em todo o Estado. Já a cidade de Buriticupu, que fica a 395 km de São Luís e sofre também com grandes crateras, decretou estado de calamidade pública.

O CBMMA também comunicou que, até o momento, seis mortes foram registradas por causa das chuvas. A Defesa Civil Estadual está nos municípios afetados, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras, além de monitorar episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando uma operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 21.400 cestas básicas e 34 mil litros de água, além de 3.450 colchões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.