Protesto indígena

Índios mantêm bloqueio da Estrada de Ferro Carajás

O trecho está obstruído desde a última sexta-feira (21).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: Reprodução / TV Mirante)

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ – Índios Guajajaras mantêm desde a última sexta-feira (21) a interdição da Estrada de Ferro Carajás, no trecho do município de Alto Alegre do Pindaré. Eles reivindicam o cumprimento de algumas medidas solicitadas em um documento elaborado junto a mineradora Vale. No mês de agosto, essa é a sétima vez que a estrada é bloqueada.

O documento faz parte de um acordo entre os índios e a empresa. Ele foi criado para tentar resolver um impasse: a duplicação da estrada de ferro, utilizada para o escoamento de minério, está invadindo o território indígena Caru. Para que as obras sejam finalizadas, os índios querem que alguns pedidos sejam atendidos.

Os índios apresentaram suas propostas utilizando um Plano Básico Ambiental (PBA). Entretanto, quando foi apresentado no mês de julho, vários pedidos não estavam no documento.

Dentre as reivindicações está a construção de casas e a disponibilização de uma balsa para ajudar no transporte de veículos e pessoas doentes.

A líder do Conselho Indígena das Mulheres, Rosilene Guajajara, afirma que o bloqueio é um meio de cobrar as propostas feitas pela tribo. “Nós não vamos abrir mão de nenhuma proposta que foi colocada pela nossa comunidade. É o mínimo que a Vale pode fazer pra compensar o prejuízo enorme que ela vem causando ao povo indígena”, disse.

Em nota, a Vale disse que já ingressou com ação de reintegração de posse visando a desobstrução da ferrovia e adotará as medidas criminais cabíveis para a responsabilização de todos os invasores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.