Igarapé Grande

Prefeito manda apurar possíveis desvios de emendas para a Saúde

Denúncia foi feita na semana passada em reportagem de publicação nacional.

Ipolítica

Erlanio diz que determinou apuração
Erlanio diz que determinou apuração (Divulgação)

IGARAPÉ GRANDE - O prefeito de Igarapé Grande e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier (PDT), anunciou nesta sexta-feira (15), por meio de uma nota oficial, que determinou a abertura de sindicância administrativa para apurar e esclarecer se houve desvios de verbas públicas destinadas a Saúde do Município.

O gestor também requisitou ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a realização de auditoria.

Erlanio tomou a decisão após a publicação de uma reportagem da Revista piauí, com denúncias envolvendo diversos municípios do Maranhão, que poderiam ter desviado recursos de emendas do chamado orçamento secreto. A reportagem também já é alvo de investigação por parte do Ministério Público Federal (MPF).

“Ao tomar conhecimento pela imprensa de fatos relacionados ao Sistema de Informação Ambulatorial da média complexidade (SIA) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH), determinei a abertura de sindicância administrativa para as devidas apurações e esclarecimentos que a sociedade tem direito, além de requerer ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria, cuja tramitação e resultado serão compartilhados com os demais órgãos de controle", destacou ele, ao citar obras e realizações da Prefeitura na área de saúde.

Um dos casos denunciados aponta para uma quantidade curiosa de atendimentos médicos cidade e, também, na vizinha Bernardo do Mearim.

Há também denúncias envolvendo possíveis "testes fantasmas" de HIV em Santa Quitéria e um excessivo número de extrações dentárias em Pedreiras - cuja prefeitura nega qualquer irregularidade e atribui o número a erros de digitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.