IMPERATRIZ - Nesta segunda-feira (03), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai assinar a ordem de serviço de Construção do Centro de Educação Profissional e Tecnológica, no município de Açailândia.
O montante para a construção (incluindo equipamentos, móveis e montagem) do novo Centro será de R$ 5,88 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES) e pelo Senai.
Esta é a primeira das obras previstas e anunciadas pela entidade para 2014 e faz parte do total de R$ 24,8 milhões que serão investidos em todo o Maranhão na preparação e treinamento de industriários, promoção da educação tecnológica, estímulo à inovação e tecnologia nas empresas maranhenses e no fornecimento de serviços técnicos e tecnológicos.
Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, este volume é reflexo da política adotada pelo Senai em todo Brasil para desenvolver capacidade técnica entre os trabalhadores da indústria e diminuir a defasagem na falta de mão de obra técnica qualificada.
“Quando um empresário vai escolher o local para instalar seu empreendimento ele leva em consideração a existência de energia, de crédito e de mão de obra qualificada. O Senai atua em um destes fatores que é exatamente a formação de mão de obra. Por isso o Senai é um elo importante dentro da estratégia do Sistema Fiema para viabilizar a atração de novos projetos industriais e dar suporte ao desenvolvimento econômico do estado”, explicou Baldez.
Capacidade
Quando entrar em operação, em meados de 2015, o novo Cepte Senai de Açailândia vai oferecer cursos de aprendizagem, qualificação profissional e cursos técnicos para até 550 alunos por dia, isso é, 55% a mais que a capacidade atual, nas áreas de Automação, Eletroeletrônica, Metal Mecânica e Construção Civil, dentre outras, atendendo a demanda oriunda das indústrias das região, em especial da Gusa Nordeste, indústria de aços longos que deve entrar em operação este ano em Açailândia. Atualmente, o Senai tem capacidade para atender mil alunos por dia no município.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.