Açailândia

Intensificadas ações de combate à dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h30

AÇAILÂNDIA - As ações de combate à dengue no município de Açailândia: a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença para de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja, ao lado, na reportagem de Célia Fontinele e Jonas Leite.

De casa em casa, os agentes conferem se os ensinamentos estão sendo colocados em prática. Nos quintais, os agentes verificam a presença de recipientes que possam acumular água como vasilhas, pneus, garrafas, lixo de qualquer natureza. Um descuido dos moradores, e o inseto minúsculo entra em ação e colocando em risco a vida.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. De acordo com a OMS, cerca de 100 milhões de pessoas se infectem anualmente e 20 mil morrem em conseqüência da doença. Em Açailândia, a vigilância epidemiológica notificou 260 casos de dengue de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período do ano passado, o número registrado foi menos da metade; 129 casos.

Com o inicio do período chuvoso as coletas tem aumentado. E a preocupação das autoridades também. Mesmo não sendo o caso do Maranhão, o Ministério da Saúde já comprovou a de dois tipos de vírus da dengue no pais. Açailândia está entre os 33 municípios maranhenses prioritários para o combate à dengue. Na próxima semana, o trabalho dos agentes vai passar por avaliação de uma equipe estadual da saúde. E, até o fim do ano, as ações vão ganhar reforço. Segundo o secretário de Saúde, Juliano Roldi, novos agentes serão contratados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.