Açailândia

Crianças participam do Projeto Fazendo Educação na Expoaçai

A 4ª Exposição Agropecuária de Açailândia será encerrada no domingo (14).

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - O projeto Fazendo Educação foi apresentado a cerca de 130 crianças da 3ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas da rede pública de Açailândia, durante a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Açailândia (Expoaçai).

O projeto, executado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), utilizou o teatro de fantoches e palestras para mostrar noções de como as crianças devem proceder em casos de raiva transmitida por morcegos e outros animais.

Lorran dos Santos Silva, aluno do 5º ano da Unidade Escolar Aldebarã, disse que gostou muito do que aprendeu com a equipe da Coordenadoria de Educação Sanitária e Comunicação da Aged. "Eles me ensinaram o que fazer no caso de alguém ser mordido por um cachorro ou morcego. Nós devemos lavar o local com água e sabão e depois ir até um posto de saúde", ensinou ele, que também foi um dos sorteados pela Aged para ganhar um kit de material escolar.

O projeto foi realizado nestas quinta (11) e sexta-feira (12) na Expoaçai. O diretor geral da Aged, Fernando Lima, que participou da abertura do primeiro dia de realização do Fazendo Educação, lembrou que o projeto também aconteceu nas exposições agropecuárias de Imperatriz e Grajaú, atendendo a aproximadamente 450 crianças, além da apresentação de palestras aos tratadores de animais. "O projeto também será realizado durante a Expoema", complementou Fernando Lima.

A Aged é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). Além de participar da Expoaçai com um estande, juntamente com a secretaria, o órgão estadual é responsável pela fiscalização da entrada e saída dos animais que estão participando da Expoaçai; trabalho que é coordenado pelo gestor da Aged de Açailândia, José Segundo.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do evento, Hemétrio Dias Duarte, cerca de 3 mil animais estão participando da Exposição. "Esse trabalho de fiscalização da Aged é de suma importância para termos a segurança da sanidade dos animais, além de que a cobrança da Guia de Trânsito dos Animais é o principal caminho para o controle da aftosa", elogiou.

A 4ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Açailândia foi aberta oficialmente na quarta-feira (10) e será encerrada no domingo (14). Participam da exposição 155 expositores em estandes, baias, currais e boxes. A estimativa é que o evento alcance um volume de negócios de R$ 8 milhões, por meio de leilões, venda de máquinas, implementos agrícolas e animais e receba um público de 120 mil pessoas.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.