Literatura da baixada

Sede da Academia Vianense de Letras será inaugurada nesta quinta-feira (8)

Escritores da Baixada, vão contar agora com um novo espaço.

Na Mira, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Foi preparada uma vasta programação para celebrar a inauguração da sede da AVL.
Foi preparada uma vasta programação para celebrar a inauguração da sede da AVL. (Foto: Divulgação / Handson Chagas)

VIANA – Será inaugurada nesta quinta-feira (8), a sede da Academia Vianense de Letras (AVL) Patrona Anica Ramos, no município de Viana, distante 215 km de São Luís. Agora, escritores da Baixada Maranhense, vão contar com um novo espaço dedicado para a literatura e difusão artística.

Leia também:

Academia Maranhense de Ciências abre vaga para membro efetivo

O projeto de edificação cultural da Sede da Academia foi aprovado e construído sob a regência da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (9.437/2011), por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A pedra fundamental da sede da AVL foi lançada em 2019 e a obra de construção do prédio foi finalizada em abril de 2021. O projeto arquitetônico preservou as características originais do antigo centro histórico colonial da cidade de Viana, respeitando especificamente os moldes de um casarão erguido em 1835, onde viveu um ilustre personagem da história vianense, o farmacêutico Ozimo Carvalho, um dos patronos da AVL. O sobrado onde Ozimo Carvalho viveu, situava-se exatamente no mesmo terreno onde foi construída a nova sede.

Foi preparada uma vasta programação para celebrar a inauguração da sede da AVL, que começa às 10h, com a sessão solene de inauguração com a participação do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso. Às 19h a programação será retomada com a contação de história “A fundação da cidade de Viana”, seguida de peça teatral, performance em literatura de cordel, recital de poesia, apresentação musical e outras atividades.

Para a diretora da AVL, a procuradora de Justiça Fátima Travassos, a sede própria do sodalício vai passar a integrar “o patrimônio artístico e cultural da cidade de Viana, a serviço da literatura e das artes” de Viana.

“A materialização da sede da Academia representa maior aproximação da cultura com a sociedade e da sociedade vianense com a produção artística que será disponibilizada pela Academia Vianense de Letras. O prédio, que resgata as características originais dos casarões coloniais da cidade, também deve estimular a atividade turística no município”, avaliou.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, parabenizou a população de Viana pela inauguração da sede da AVL, destacando a importância do equipamento para estimular novas gerações de leitores e escritores da região.

“É uma honra participar da entrega de um prédio que certamente fará a diferença para as futuras gerações vianenses. Um novo espaço dedicado à literatura e às artes em geral, só vai engrandecer ainda mais a bela história da cidade de Viana”, sublinhou.

A nova sede da AVL dispõe de teatro-auditório, camarim, anfiteatro na área externa, salas administrativas, salão destinado a mostras e exposições, entre outras instalações.

O evento de inauguração da sede da AVL será realizado de acordo com os protocolos de combate à Covid-19 e normas sanitárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.