Dia de Reis

Tradicional Queimação de Palhinhas ocorre nesta quinta-feira (6)

Cortejo saíra às 17h20 da Casa do Maranhão em direção ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, no Centro de São Luís.

Imirante.com, com informações da Secma

Atualizada em 26/03/2022 às 18h41
A Queimação de Palhinhas é uma tradição cultural realizada há mais de 150 anos.
A Queimação de Palhinhas é uma tradição cultural realizada há mais de 150 anos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o encerramento das comemorações do Natal do Maranhão, nesta quinta-feira (6) será realizada a Queimação de Palhinhas. O ritual é o ponto alto das festividades em celebração ao Dia de Reis, data que marca o encerramento do clico natalino para os cristãos.

No Maranhão, assim como em algumas cidades de Portugal, a Queimação de Palhinhas é uma tradição cultural realizada há mais de 150 anos, e o "reisado" remonta a visita dos três Reis Magos à manjedoura do menino Jesus.

A celebração é uma realização anual do Centro de Cultura Popular Domingo Vieira Filho (CCPDVF), equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A festividade é marcada pela retirada dos galhos de murta que enfeitam a manjedoura, ato que dá início ao desmonte do presépio. Em seguida, os galhos são lançados ao fogo, quando são renovados os pedidos de paz e esperança para o ano que se inicia.

Este ano, a celebração será iniciada às 17h20, com um cortejo que saíra da Casa do Maranhão em direção ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, ambos equipamentos localizadas no Centro Histórico de São Luís. O cortejo sai da Casa do Maranhão e passará pelas ruas Portugal, Estrela, João Vital (ao lado do Teatro João do Vale), até chegar ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, local onde, às 18h, será dado início à Queimação de Palhinhas.

À frente do cortejo, ladainhas entoadas pela brincadeira Reis da Sempre Viva, um dos tradicionais grupos de Folia de Reis do Maranhão, mantido há mais de 50 anos pela comunidade do Maracanã, na zona rural de São Luís.

A celebração da Queimação de Palhinhas é aberta ao público, mas será obrigatório o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.

Serviço

O quê: Queimação de Palhinhas.
Quando: Quinta-feira (6), a partir das 17h20.
Onde:
17h20 – Início do cortejo na Casa do Maranhão (Avenida Beira-Mar).
18h – Queimação de Palhinhas no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Silva (Rua do Giz, 221).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.