Vem Guarnicê

Lançado jogo que visa difundir o São João Maranhense em época de pandemia

O projeto foi pensado com o intuito de exaltar a cultura junina maranhense.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
No jogo, os cenários são baseados em locais reais do Estado do Maranhão.
No jogo, os cenários são baseados em locais reais do Estado do Maranhão. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Desenvolvido pelas produtoras maranhenses Ops Game Studio e Catirina Filmes, com assessoria da Manguezá Produções, o jogo 'Vem Guarnicê' foi lançado no último dia 20 de setembro para dispositivos móveis, com o grande desafio de "fazer o São João acontecer".

O projeto foi pensado com o intuito de exaltar a cultura junina maranhense, seu povo, seu folclore e propagar toda a diversidade dessa expressão cultural, além de matar a saudade do São João que não ocorreu nos últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19.

No jogo, os cenários são baseados em locais reais do Estado do Maranhão, como Praça do Pelourinho (Alcântara), Engenho Central (Pindaré), Praça Beira Rio (Imperatriz) e Praças Nauro Machado e Maria Aragão (São Luís). Dentre os ritmos retratados, temos a musicalidade da dança de Cacuriá, do Tambor de Crioula e dos sotaques de Orquestra, Matraca e Baixada do Bumba-meu-boi.

"Nossos jogos sempre buscam retratar a cultura do nosso estado. Em “Vem Guarnicê”, queríamos fazer algo diferente e empolgante. Acreditamos que usar os ritmos maranhenses, tão vívidos e alegres, estimulam emoções que são passadas ao jogador enquanto este é desafiado a realizar as ações solicitadas pelos brincantes de São João dentro do jogo", afirma Nuninho Neto, diretor de operações da Ops Game Studio e produtor técnico do jogo.

A expressão “Guarnicê”, comum nos grupos de bumba-meu-boi, é uma maneira de chamar as pessoas para brincar e escolher seu “batalhão” preferido. O termo no jogo é utilizado para celebrar a volta da alegria, diversão e magia do Bumba-meu-boi.

Ao lado de Manu, a protagonista do jogo, o jogador explorá os arraiais e as danças, derrotará as forças malignas e ajudará todos os brincantes a fazerem mais uma vez uma linda festança. E para isso acontecer será necessário se conectar emocionalmente com a história do São João e dos personagens.

Para Sheury Manu, da Catirina Filmes, o mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma oportunidade nã só para empreender, como para gerar valor, solucionando também problemas através de jogos e aplicações imersivas. “Durante a pandemia, houve um consumo maior dos jogos como forma de lazer, por isso optamos por unir cultura e tecnologia, para engajar as pessoas de forma lúdica, despertando sua curiosidade para o fazer cultural do Maranhão que é tão rico".

A convite do Festival Guarnicê de Cinema, no dia 23 às 15hrs, o jogo será discutido em transmissão ao vivo no canal YouTube do festival, com o tema “Audiovisual E Inovação: Processo De Coprodução Do Jogo Vem Guarnicê”.

O jogo já está disponível de forma gratuita aos interessados nas lojas de dispositivos móveis Apple Store e Google Play.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.