São Luís 409 anos

História e memórias dos principais pontos do Centro Histórico de São Luís

O Na Mira fez um giro por alguns dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital maranhense.
Adriano Soares / Na Mira08/09/2021 às 07h30

SÃO LUÍS - A capital maranhense completa 409 anos nesta quarta-feira (8). Fundada em 1612 pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, cujo objetivo comum, dentro do contexto da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial, a capital maranhense encontra na homenagem ao então Rei da França, Luís XIII, as raízes da sua nomenclatura: São Luís.

Conquistada e incorporada do domínio português, apenas três anos depois de sua fundação pelos franceses (1615), a cidade de São Luís, ainda no decorrer do século XVII, ficou sob o domínio holandês. Todavia, assim como acontecera com os franceses, também os holandeses, batidos em guerra pelos portugueses, seriam expulsos decorridos três anos da invasão, em 1645. É quando se inicia, de fato em definitivo, a colonização portuguesa da antiga Upaon Açu ou Ilha Grande, segundo a denominação tupinambá para a Ilha de São Luís.

A Ilha do Amor, como carinhosamente é chamada, ainda guarda atrativos históricos, como os casarões e igrejas coloniais que remetem a um passado cheio de histórias e memórias. Por isso, o Centro Histórico de São Luís, que é Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade desde 1997, é ponto de parada obrigatório a quem visita a Cidade dos Azulejos.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.