História e Cultura

Dia do Patrimônio Histórico: São Luís reúne atrações

Em São Luís essa data não passa despercebida, tendo em vista suas inúmeras riquezas materiais e imateriais.
Raunyr dos Santos / Na Mira 17/08/2021 às 09h24
A data foi instituída na data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Arítstico Nacional (IPHAN). Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Em São Luís, essa data não passa despercebida, tendo em vista suas inúmeras riquezas materiais e imateriais, como os casarões históricos, o bumba meu boi, tambor de crioula, culinária que se tornaram patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A data foi instituída na data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Arítstico Nacional (IPHAN)

Para comemorar a data, o Na Mira selecionou três dos patrimônios de São Luís reconhecidos pela Unesco.

Centro Histórico de São Luís

A Rua Portugal, por exemplo, localizada no Centro Histórico de São Luís, reúne o maior conjunto de casarões revestidos com azulejos coloniais. A técnica de revestimento foi utilizada pelos portugueses servia para refletir a luz do sol e amenizar o calor que fazia ainda faz na região.

Rua Portugal é porta de entrada para turistas que visitam São Luís. Foto: Raunyr dos Santos / Grupo Mirante.

O local é uma das “portas de entrada” de turistas que visitam o Centro Histórico. Na rua, há várias lojinhas de artesanato e o Museu de Artes Visuais.

Casarões com seus azulejos coloniais. Foto: Raunyr dos Santos / Grupo Mirante.

Bumba meu boi

O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão foi conclamado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade,pela Unesco, em 11 de dezembro de 2019,e em Bogotá, na Colômbia.

Tradicional apresentação do Encontro de Miolos de Bumba meu Boi. Foto: Raunyr dos Santos / Grupo Mirante.

O bumba meu boi é uma das principais manifestações culturais do Estado do Maranhão, principalmente durante as festas juninas, cujo o destaque principal é o boi.

Bumba meu boi uma das principais manifestações culturais de São Luís. Foto: Raunyr dos Santos / Grupo Mirante.

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque, assim como o jongo no Sudeste, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o coco no Nordeste e algumas modalidades do samba carioca.

Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Foto: Divulgação.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.