Aniversário musical

Ney Matogrosso: cantor completa 80 anos neste domingo

O artista coloca a sua voz, o seu corpo e a sua interpretação a serviço da cena musical, o que o torna um dos importantes representantes da música brasileira.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O artista coloca a sua voz, o seu corpo e a sua interpretação a serviço da cena musical, o que o torna um dos importantes representantes da música brasileira.
O artista coloca a sua voz, o seu corpo e a sua interpretação a serviço da cena musical, o que o torna um dos importantes representantes da música brasileira. (Foto: divulgação)

Neste domingo, dia 1º de agosto, Ney Matogrosso completa 80 anos. Consagrado por suas músicas de sucesso, Ney Matogrosso é um artista que coloca a sua voz, o seu corpo e a sua interpretação a serviço da cena musical, o que o torna um dos importantes representantes da música brasileira.

"Poema", de autoria de Frejat e Cazuza, foi a música interpretada por Ney Matogrosso mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Já "Sangue latino" e "Pro dia nascer feliz" foram as músicas que o artista mais gravou na carreira.

Ney Matogrosso tem 951 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Apesar de ter feito carreira como intérprete, uma curiosidade é que o artista é autor de quatro músicas, escritas em parceria com outros autores. São elas "Dívidas de amor" (autoria com Leoni); "Lindo anjo" (com Marcello Mello); "Vertigem" (com Paulo Ricardo e Luiz Schiavon); e "Orgulho" (versão da música de autoria de Nelson Wederynd e Waldir Rocha). A única que ele já gravou foi "Dívidas de amor".

Ney de Souza Pereira nasceu em Bela Vista (MS), no dia 1º de agosto de 1941. O nome artístico Ney Matogrosso foi adotado na década de 70, época em que fez parte do grupo Secos & Molhados, com João Ricardo e Gerson Conrad.

O artista é filiado à União Brasileira de Compositores (UBC), uma das sete associações que administram o Ecad. Nos últimos cinco anos, mais de 90% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TV e Rádio. O diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, falou sobre o artista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.