Ê Boi!!

Sede do Grupo Mirante ganha mural em homenagem ao Bumba Meu Boi

O mural homenageou Mundoca, do Boi da Floresta.

Cainã Oliveira, Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Mundoca, do Boi da Floresta, foi o homenageado.
Mundoca, do Boi da Floresta, foi o homenageado.

O projeto "Amo, Poeta e Cantador": Murais de Memória pelo Maranhão", idealizado pelo artista Gil Leros, ganhou uma nova "página". Dessa vez, na sede do Grupo Mirante, localizada no bairro São Francisco, em São Luís.

Enaltecendo a maior manifestação cultural do estado, o projeto pretende espalhar 10 grandes murais de grafite pelo estado, sendo esse o 3º mural pintado. O primeiro foi no bairro da Liberdade, em homenagem ao Mestre Leonardo, do Boi da Liberdade em São Luís. O segundo mural foi pintado em Axixá, homenageando o Francisco Naiva, do Boi de Axixá.

O escolhido para ter o rosto estampado na sede do Grupo Mirante foi Mundoca, do boi da Floresta. O mural foi pintado entre os dias 17, 18 e 19 de junho. segundo Viviane de Paula, diretora de programação da TV Mirante, o projeto foi recebido da melhor forma possível, pois viabiliza o fomento a cultura local.

O artista gastou cerca de 12 horas, distribuídas em 3 dias, para pintar o mural.
O artista gastou cerca de 12 horas, distribuídas em 3 dias, para pintar o mural.

É um projeto que valoriza os mestres da nossa cultura. Servir de vitrine e espaço para essa manifestação é uma honra já que somos um veículo fomentador que valoriza as nossas manifestações culturais e a nossa cultura", afirmou Viviane que também lembrou que a homenagem ocorre no período em que o estado enfrenta o segundo ano sem a sua festa mais tradicional "homenagem se torna ainda mais significativa. É uma forma de preencher essa lacuna de não ter pelo segundo ano consecutivo o São João".

Um dos objetivos dos murais, de acordo com Gil Leros, é "homenagear os cantadores e poder estimular o reconhecimento dessas pessoas dentro da cidade", contou.

O artista também afirmou que o grafite tem uma linguagem própria, capaz de se comunicar com diversas idades, "é como se fosse um grito da juventude, então eu uso o grafite como uma ferramenta da comunicação para introduzir os mestres dentro do cotidiano de uma forma nova, uma forma jovem".

Gil começou a criar esses grandes murais em 2015, quando recebeu um convite para pintar a cultura maranhense em São José do Rio Preto, município paulista. Na ocasião, foi eternizado o rosto de Zé Olhinho, cantador do Boi de Santa Fé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.