"Entre Brasil e África Negra"

CCVM abre Inscrições para oficinas de danças negras

Oficinas acontecem online, pela Plataforma Zoom.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Grupo Gamboot Dance.
Grupo Gamboot Dance. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) deu início esta semana a primeira edição do programa Território Corpo, cujo tema é Entre Brasil e África Negra.

Quatro oficinas estão com inscrições abertas e acontecem online, transmitidas pela Plataforma Zoom. Oficina Corpo Ancestral: processos criativos em dança, com o bailarino e coreógrafo, Bruno de Jesus (BA), de 18 a 21/11, das 10h às 11h.

Pensando as danças em diáspora, a oficina irá trabalhar a potência da ancestralidade da dança negra, propondo ressignificações estéticas, orientações, gestos e movimentos do pensamento africano-brasileiro.

Oficina Gumboot, com o Grupo Gumboot Dance Brasil (SP), de 18 a 21/11, 19h às 20h. O grupo foi criado há dez anos e apresenta esta dança pouco difundida no Brasil, que tem suas origens na África (séc. XIX), quando o batuque de botas, cantos e gritos eram usados como meio de comunicação e resistência de escravos e trabalhadores, evoluindo para a Gumboot.

Oficina Dancehall, com Fabi Silva (SP). A dançarina e pesquisadora da dança em diáspora africana e referência nacional na cultura jamaicana Dancehall traz para o Território Corpo esta evolução do Reggae, que surgiu no fim da década de 1970, praticada nas festas (sound systems).

Finalizando a sequência de oficinas é a vez do Frevo, com o pernambucano Jefferson Figueiredo, de 20 e 21/11, das 16h30 às 18h. A oficina é um convite à experimentação das singularidades e potencialidades dos corpos, a partir da dança frevo. Os participantes irão vivenciar os principais passos do estilo, em diálogo com seu contexto histórico, social e político.

Os interessados em participar, devem enviar nome completo, telefone e oficina em que desejam se inscrever para o e-mail: contato@ccv-ma.org.br

Inscrições gratuitas: 80 vagas

Informações: (98) 98141-3859

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.