Passeio cultural

Largo do Carmo será cenário de Sarau Histórico nesta quinta-feira (19)

Evento terá como tema "Histórias e Lendas de São Luís".

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Prefeitura de São Luís promove Sarau Histórico nesta quinta-feira (12) no Largo do Carmo totalmente reformado.
Prefeitura de São Luís promove Sarau Histórico nesta quinta-feira (12) no Largo do Carmo totalmente reformado. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Palco de muitas histórias e cartão-postal da cidade, o Largo do Carmo, praça João Lisboa e Rua de Nazaré e entorno, depois de terem passado por ampla reforma e terem sido recentemente inaugurados, volta a ter uma de suas vocações originais que é ser espaço para manifestações culturais. Assim, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realiza o Sarau Histórico com o tema "Histórias e Lendas de São Luís" nesta quinta-feira (19), às 18h30, no Largo do Carmo. A apresentação seguirá os protocolos sanitários e será necessário o uso de máscara durante a permanência no local.

Na ocasião, a companhia Tramando Teatro apresentará uma peça resgatando a cultura local e o músico Pipiu trará músicas para abrilhantar a noite. O Sarau tem a proposta de movimentar o Centro de São Luís, ao mesmo tempo em que apresenta aos ludovicenses e aos turistas a história, as personalidades e músicas da cidade.

Enredo

O enredo que será apresentado traz a história fictícia de Carolla e Camille que são duas moçoilas francesas à procura de novas aventuras. Carolla, prestes a se casar, está ansiosa para entrar no curso de boas maneiras de Madame Sandová. Com a carta de admissão em tão renomada escola de etiquetas em mãos, ela arruma freneticamente seu baú para tal empreitada. Camille, sua irmã, impaciente ao ajudá-la, descobre um livro mágico. Um presente do tio Daniel de La Touche às sobrinhas queridas.

O livro 'Histórias e Lendas de São Luís' é um portal mágico que invoca as lendas mais incríveis da ilha dos amores. Os personagens se materializam a cada página lida, completando com fatos reais as aventuras que as esperam. Dom Sebastião, o Touro Negro Encantado, pode surgir com seu palácio de renda e ouro nas ilhas dos lençóis; um padre jesuíta perdido no tempo fala sobre as galerias subterrâneas do Centro Histórico; a serpente encantada que, impaciente, pode morder a qualquer momento sua calda; a manguda, o fantasma que amedronta as pessoas no porto do Jenipapeiro e a grande Ana Jansen, que romântica, aparece a procura de um amor mas desaparece logo em seguida na sua carruagem fantasma.

Esse é o gancho para a nova montagem da Tramando Teatro. A união perfeita de personagens mágicos, lendas, poesia maranhense da mais alta qualidade e seus figurinos impecáveis.

Espaço

Com mais de 12 mil metros quadrados, a área que compreende a praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno é uma as regiões mais antigas da cidade e está ligada a fatos históricos importantes como a batalha entre holandeses e portugueses. A área foi ainda o local da primeira feira ou mercado da cidade e do primeiro abrigo público. Existia um pelourinho que foi destruído após a Proclamação da República. No largo realizava-se a Festa de Santa Filomena, acontecimento de grande importância na vida da cidade.

Toda a área foi reformada e ganhou novo paisagismo, iluminação, novos mobiliários urbanos (bancos, lixeiras, bicicletário). O conjunto também recebeu nova sinalização turística e placas contando a história do espaço e dos monumentos que o compõem. Os monumentos históricos - estátua de João Lisboa e o busto do frei Carlos Olearo - foram restaurados e o tradicional relógio foi recuperando, voltando a marcar a passagem das horas.

O conjunto arquitetônico recebeu nova rede elétrica, hidráulica e galerias para escoamento da água das chuvas. Foi recuperado também todo o calçamento do entorno dos logradouros em paralelepípedos e toda a área foi adaptada para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Por meio do programa São Luís em Obras, já foram entreguesna área central da cidade o Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Estádio Municipal Nhozinho Santos, a Escola Municipal de Música (Emmus) e o Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande).

Estão em execução as reformas das praças da Saudade, da Misericórdia, a urbanização da Fonte de Bispo, a reforma do casarão da Rua do Giz, nº 445, e o Casarão da Rua da Palma, nº 195/205, para uso como habitação de interesse social, além de casarão na Rua Portugal para abrir órgãos da administração municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.