Gastronomia

Setur promove oficina culinária on-line com receitas à base de caju

Receitas e oficinas são realizadas no Centro de Culinária Típica do Museu da Gastronomia Maranhense com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e gastronômica do Estado.

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
O caju é uma fruta largamente consumida pelos maranhenses.
O caju é uma fruta largamente consumida pelos maranhenses. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Uma live culinária, que tem como tema o caju, fruta largamente consumida pelos maranhenses, será realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a partir das 16h, desta quarta-feira (14). Para assistir à live, basta acessar o perfil da Setur no Instagram (@turismo.saoluis).

As receitas e oficinas são realizadas no Centro de Culinária Típica do Museu da Gastronomia Maranhense com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e gastronômica do Estado. Os produtos utilizados são baseados nas estações das frutas locais ou nos períodos de alta de cada alimento.

Para este evento foram convidadas as instrutoras do Restaurante Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Thaynara Gaspar e Naiana Vieira, que vão ensinar passo a passo como fazer deliciosas tortas e doce de caju.

"Nós buscamos sempre valorizar o produto daquele período do ano, como no São João que escolhemos produtos típicos dos festejos. Também escolhemos produtos que estão disponíveis o ano inteiro, como os nossos frutos do mar, que já resultaram em oficinas excelentes voltadas para a comunidade", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Sabores da terra

O caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Depois do beneficiamento do caju, preparam-se sucos, mel, doces, como cajuada, caju passas, rapadura de caju. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim. Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.

A oficina Sabores da Terra acontecia de forma presencial no Museu da Gastronomia como forma de dar interatividade com o acervo e história apresentada na área expográfica. Devido ao distanciamento social exigido devido à Covid-19, a Prefeitura optou por realizar as oficinas de forma on-line para beneficiar todos que quiserem aprender mais sobre a nossa gastronomia. As lives realizadas anteriormente estão disponíveis no perfil do turismo (@turismo.saoluis). Acesse e saiba mais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.