Série

Último episódio da série Divino Maranhão destaca celebração da festa em outros Estados

Documentário faz parte do programa Conexão Cultural.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Festa do Divino Espírito Santo é realizada anualmente na cidade histórica de Alcântara.
Festa do Divino Espírito Santo é realizada anualmente na cidade histórica de Alcântara. (Foto: reprodução/Youtube)

SÃO LUÍS - Neste domingo (31), o episódio ‘A Festa do Divino do Maranhão Além Mar’ vai mostrar a força da tradição que atravessou fronteiras e se fixou em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, preservando as características e práticas realizadas no Maranhão.

O documentário faz parte do programa Conexão Cultural, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), com o objetivo de levar informação e conteúdos culturais pelas redes sociais, em tempos de isolamento social.

Este último episódio conta a história de maranhenses que saíram do estado, mas levaram consigo a vontade de continuar celebrando a festa e seus rituais. É o caso da Comunidade Maranhense do Rio de Janeiro, fundada há mais de 50 anos, e das caixeiras da família Menezes que difundiram a tradição em São Paulo, e hoje a celebração faz parte das atividades do espaço cultural Cachoeira.

A série ‘Divino Maranhão’ pode ser vista no canal YouTube ‘Cultura do Maranhão’, da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). São vários episódios sobre a festa do Divino Espírito Santo e suas manifestações em Alcântara, São Luís e outras cidades.

Os primeiros episódios abordam a origem e características do festejo em Alcântara e São Luís, além de aspectos fundamentais do processo de execução da própria festa.

Manifestação marcada por cânticos, cores e devoção, a festa do Divino Espírito Santo de Alcântara é uma das mais populares do estado, e todos os anos atrai devotos e admiradores de várias cidades do país.

A série de documentário conta com depoimentos de pessoas que conhecem profundamente a manifestação. Vale lembrar ainda que, por conta da pandemia, a Festa do Divino de Alcântara não acontecerá este ano, tendo sido transferida para 2021.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.