Tradição e religiosidade

Após dois anos, Alcântara se prepara para a Festa do Divino

Abertura foi realizada com passeata e o tradicional levantamento do mastro.

Imirante*

Atualizada em 24/05/2022 às 18h37
Figuras simbólicas da festa como mordomos, caixeiras e a Imperatriz do festejo. Foto: Paulo Soares/ Grupo Mirante.
Figuras simbólicas da festa como mordomos, caixeiras e a Imperatriz do festejo. Foto: Paulo Soares/ Grupo Mirante.

ALCÂNTARA - A tradicional Festa do Divino Espírito Santo volta a ser realizada a partir de desta quarta-feira (25) e segue até o dia 6 de junho, na cidade de Alcântara (MA), a 22 quilômetros de São Luís, após uma pausa de dois anos devido a pandemia da Covid-19.

Figuras simbólicas da festa como mordomos, caixeiras e a Imperatriz do festejo, além de moradores e turistas, circularão pelas ladeiras, becos e casarões do município, que detém o título de Monumento Nacional, pela sua importância histórica. 

A Festa do Divino também é realizada em outras cidades do país e une religiosidade, cultura e história. O evento gira em torno de um grupo de crianças e adultos, geralmente ligados à comunidade, chamado império ou reinado. Elas são vestidas e tratadas como nobres durante os dias da festa, com refeições fartas, decoração requintada e vestimentas luxuosas. 

Outra figura importante e tradicional da Festa do Divino são as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixa acompanhando todas as etapas da cerimônia e que conhecem todos os detalhes do ritual e do repertório musical da festa. 

Sobre a Festa do Divino

O Culto ao Divino Espírito Santo, difundido em vários estados do Brasil, é um ritual do catolicismo popular, considerado por seus devotos como um ritual cristão, por celebrar o Divino Espírito Santo, uma das três pessoas da Trindade Divina - Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. 

No Maranhão, o Divino é celebrado principalmente em terreiros de tambor de mina, candomblé e umbanda. Normalmente, é cultuado por pessoas de origem afro-descendente.

Confira, abaixo, a programação da Festa do Divino:

*Com informações da Agência Brasil.

Fotos: Paulo Soares/ Grupo Mirante

Após dois anos, Alcântara se prepara para a Festa do Divino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.