Gastronomia local

Museu da Gastronomia oferece oficina gratuita sobre abacaxi

As inscrições podem ser realizadas nesta quinta-feira (12).
Na Mira, com informações da Agência São Luís11/09/2019 às 08h58
Museu da Gastronomia oferece oficina gratuita sobre abacaxiA iniciativa tem como objetivo fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo. (Foto: Maurício Alexandre)

SÃO LUÍS - O abacaxi será o elemento gastronômico da 6º oficina gratuita 'Sabores da terra - Abacaxi e suas receitas', oferecida nos dias 16 e 17 de setembro, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas na sede do Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, Nº 83), a partir das 8h, somente nesta quinta-feira (12).

As vagas são limitadas. As oficinas ocorrem no Centro de Capacitação em Culinária Típica, no Museu da Gastronomia. A oficina fortalece a cultura gastronômica local e reforça as ações de ocupação do Centro Histórico.

"Esta será mais uma atividade da Prefeitura voltada para a capacitação dos cidadãos ludovicenses. Durante a oficina, os alunos aprendem a manipular alimentos e produzir receitas da culinária local, sendo uma possibilidade para a geração de renda por meio da gastronomia", afirma a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo, bem como fortalecer a cultura gastronômica local e seus elementos. A instrutora Nayara Amorim ensinará receitas como geleia, creme e compota de abacaxi.

Na oportunidade, os alunos aprenderão sobre a história e cultura do Maranhão por meio de aulas teóricas e visita guiada no museu. Além disso, durante as aulas é ressaltada a importância de repassar para outras pessoas as receitas aprendidas, seja por meio do seu núcleo familiar, de amigos ou até mesmo na criação de negócios próprios. Macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão e também milho já foram temas das oficinas realizadas.

MUSEU

Inaugurado no dia 13 de junho deste ano, o Museu da Gastronomia Maranhense ocupa um prédio histórico da cidade e, reúne um acervo riquíssimo da gastronomia em um espaço que é moderno e, ao mesmo tempo, preserva as características coloniais, servindo como resgate para a cultural, apresentando para a população e turistas as curiosidades sobre a culinária local.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.