SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizará a 4ª oficina gratuita com o tema Sabores da Terra. Desta vez, o camarão será a base principal das receitas preparadas pelos alunos e um chef de cozinha especializado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O objetivo da ação é fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo, bem como fortalecer a cultura gastronômica local e seus elementos. As oficinas ocorrem no Centro de Capacitação em Culinária Típica, no Museu da Gastronomia Maranhense, no Centro Histórico.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas onde ocorrerá a oficina, na sede do Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, Nº 83), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados. Serão disponibilizadas 20 vagas e a oficina ocorrerá na segunda-feira (2) e terça-feira (3), das 13h às 18h.
Na oportunidade, os alunos aprenderão sobre a história e cultura do Maranhão por meio de aulas teóricas e visita guiada no Museu da Gastronomia e vão aprender como fazer torta de camarão, vatapá e arroz branco. Os participantes terão aulas teóricas e também práticas, com a instrutora do Senac, Thaynara Rosa.
O Museu da Gastronomia Maranhense foi inaugurado no dia 13 de junho deste ano e já recebeu mais de 5 mil visitantes que aprendem sobre a cultura maranhense através da culinária, reforçando a importância da gastronomia para o Maranhão. "Nós buscamos apresentar a todos as riquezas gastronômicas do Estado, e por isso as oficinas são tão importantes. Nelas, o público aprende a valorizar e resgatar ainda mais as receitas que são tão utilizadas pelos maranhenses", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
Esta é a quarta oficina realizada no Museu e que destaca a gastronomia maranhense ao repassar ao público o conhecimento sobre receitas com produtos utilizados pela população do próprio Estado. Além disso, durante as aulas é ressaltada a importância de repassar para outras pessoas as receitas aprendidas, seja por meio do seu núcleo familiar, de amigos ou até mesmo na criação de negócios próprios. Macaxeira, vinagreira, bacuri e também milho já foram temas das oficinas realizadas.
Saiba Mais
- Dia do Macarrão: conheça curiosidades da comida que representa afetividade
- Inscrições para o 2º Concurso da Melhor Farinha D'Água do Maranhão são prorrogadas até 31 de outubro
- Fundação Palmares lança prêmio para culinária de matriz africana
- Suquinho ao dindin, tapioca ou beiju: saiba as principais variações nos nomes das comidas no Maranhão
- Wrap de mandioca com 2 ingredientes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.