Femaco

39º Festival Maranhense de Coros está com inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
Na Mira, com informações da assessoria12/08/2019 às 09h45
39º Festival Maranhense de Coros está com inscrições abertasPor meio do Femaco, a UFMA valoriza, divulga e democratiza a prática e o acesso público ao canto coral. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições para o 39º Festival Maranhense e Coros (Femaco), o maior encontro dos grupos de canto coral do Norte/Nordeste. O evento integra o calendário do canto coral nacional, e reunirá coros infantis, infanto-juvenis e adultos de 7 a 11 de outubro deste ano. Com realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site www.cultura.ufma.br, até às 23h59 do dia 6 de setembro.

Por meio do Femaco, a UFMA valoriza, divulga e democratiza a prática e o acesso público ao canto coral. A diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, disse que o festival integra há 39 anos as atividades das políticas de extensão e cultura da UFMA. “O Femaco promove importante intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade local”, disse Fernanda Pinheiro.

O regulamento e as inscrições estão disponíveis a corais de todo o Brasil.

A campanha de divulgação deste ano traz o conceito: “cantores e público juntos num grande coral”. Com ilustração da Aluna de Design Cristina Pérola e projeto visual da equipe do setor de Artes Visuais do DAC.

Coros nas praças, teatros e igrejas

“O 39º Femaco é aberto a grupos de canto coral do Brasil e de outros países. Ele não será competitivo e poderão participar grupos corais adultos de vozes mistas ou iguais, corais infantis e infanto-juvenis de todo o Brasil”, disse a diretora. A programação do 39º Femaco constará de um concerto de abertura, com a participação de todos os corais inscritos da cidade de São Luís, no dia 7 de outubro de 2019, às 18h, na praça do Panteon (Complexo Deodoro), Centro.

Haverá ainda apresentação individual nos dias 8 e 9 de outubro de 2019, das 16h às 18h dos corais infantis e infanto-juvenis e, das 20h às 22h, dos corais adultos, no Teatro Arthur Azevedo. Nos dias 10 e 11 de outubro, haverá itinerância nas Igrejas de São Luís em horário a ser confirmado com apresentação opcional para corais adultos. Para os corais adultos, na apresentação individual, dos dias 8 e 9 de outubro, o repertório é de livre escolha e poderá constar de três peças avulsas, para um tempo máximo de dez minutos. Nos dias 10 e 11 de outubro – itinerância, o repertório poderá ser para um tempo de até vinte minutos.

Para os corais infantis e infanto-juvenis o repertório para apresentação individual, será de três peças de livre escolha para um tempo máximo de 10 minutos. Caso o regente considere necessário explicar ao público sobre o repertório ou processo de trabalho, será deduzido do seu tempo de apresentação estabelecido no regulamento. Os corais inscritos deverão confirmar sua participação, impreterivelmente, até o dia 16 de setembro de 2019, pelo email: dac.naml@ufma.br.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.